Cerca de dois mil alunos distribuídos em oito escolas municipais e cinco centros de convivência a participação no programa Segundo Tempo. Desde segunda-feira (18), eles estão frequentando no contraturno escolar atividades esportivas e complementares, que buscam oferecer principalmente as crianças e adolescentes, em situação de risco social, lazer, inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano.
O programa que atende crianças e adolescentes na faixa de idade entre sete e 17 anos, é realizado três vezes por semana. Os estudantes desenvolvem duas horas de atividade por dia. Eles seguem uma programação que é dividida em modalidades esportivas coletivas, individuais e complementares, para que possam diversificar o aprendizado e a interação com os colegas.
O programa que conta com recursos do Governo Federal conta em Foz do Iguaçu com 20 núcleos. Cada grupo de 100 alunos é contado como um núcleo. Eles são divididos em turmas de 30 participantes , que três vezes por semana, de segunda à sexta, desenvolvem as atividades que são coordenadas por professores de educação física e monitoradas por acadêmicos. Os alunos recebem diariamente reforço alimentar formado por um kit com barra de cereal ou bolacha, suco ou achocolatado e uma fruta da estação.
Nas escolas o programa é realizado no horário da manhã das 7h30 às 11h30 e à tarde das 13h30 às 17h30. Nos centros de convivência das 8 às 12 horas e no período vespertino das 14 às 18 horas.O centro de convivência Buba conta com o maior núcleo são quatro, formados por 400 alunos. De manhã funciona um núcleo que desenvolve atividade de futsal e handebol, como modalidades coletivas; atletismo e natação, como modalidade individual e xadrez como atividade complementar. No período da tarde o centro conta com três núcleos, que na atividade complementar além do xadrez têm também tênis de mesa.
No centro de convivência Arnaldo Isidoro de Lima, são turmas de manhã e tarde, com atividades de futsal, handebol, atletismo e xadrez. Essas mesmas modalidades estão implantadas no centro de convivência Leonel de Moura Brizola, que mantêm o programa no período matutino.
O centro de convivência Érico Veríssimo o programa Segundo Tempo atende no horário da manhã com as modalidades de futsal, voleibol, atletismo e natação e xadrez. Essas mesmas atividades são oferecidas no centro de convivência Darci Zanatta, que funciona à tarde.
Nas escolas municipais Jorge Amado, Professora Elenice Milhorança, Professora Suzana Balen e Parigot de Souza, o programa atende de manhã, oferecendo futsal, handebol, atletismo e xadrez. Nas escolas municipais Acácio Pedroso e Monteiro Lobato, as turmas são no horário da tarde com essas mesmas atividades. A escola municipal Padre Luigi Salvucci, o Segundo Tempo, será de manhã com handebol, voleibol, atletismo e xadrez. Também na escola municipal Vinícius de Moraes, o programa ocorre só no horário matutino com futsal, handebol, atletismo e tênis de mesa. Os centros que oferecem natação, durante o período de inverno vão trabalhar a atividade de atletismo.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer recebeu do Ministério do Esporte R$1,6 milhão para a implantação do programa. Todos os alunos inscritos ganharam uniforme e o Governo Federal repassou ainda bolas para as modalidades, bolas de borracha, redes para as modalidades esportivas, bombas para encher bolas, apitos, bambolês, cordas de pular, jogos de dominó, tacos de betes, jogos de frescobol, petecas, mini trave de futebol e coletes de identificação. Em contrapartida o município disponibiliza kits de tênis de mesa, de capoeira e xadrez.