Previous slide
Next slide

Escritora iguaçuense lança livro sobre o protagonismo feminino na história do Paraguai

Previous slide
Next slide

A escritora iguaçuense Carmen Barudi, lança no dia 11 de outubro, o livro: “O protagonismo feminino na história do Paraguai refletido nas canções folclóricas”, desde as origens até o século XIX. O evento, que tem entrada franca, acontecerá na Fundação Cultural, a partir das 19h30.

Resumo do Livro

A obra expõe aspectos da História do Paraguai, que permitem uma melhor compreensão da presença da mulher como protagonista na fase inicial ainda de domínio Guarani, passando pelo período Colonial também conhecido como Hispânico e o período Independente até o final do século XIX, com ênfase na sua atuação na Guerra da Tríplice Aliança, ocorrida entre os anos de 1865- 1870. Aborda além dos aspectos históricos, os aspectos sociais e econômicos voltados para tal período. Finalmente apresenta o “reflexo” em algumas canções pertencentes ao cancioneiro folclórico paraguaio.

Quem é Carmen Barudi?

Aos 17 anos, a escritora recebeu o Prêmio Cataratas de Contos e Poesias – categoria Poeta Revelação de Foz do Iguaçu, em 2001. É formada em Letras Português Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste e é especialista em Linguagem, Cultura e Ensino pela mesma instituição. Em 04 de outubro de 2006, já cursando Letras, funda o Grupo Gauche de Literatura, que preside e em 2008 cria o fanzine literário Quixote, do qual é editora – chefe e que conta com participações de diversos escritores, poetas, ilustradores e profissionais da área. É membro da Academia de Letras de Foz do Iguaçu – ALEFI, onde é diretora de eventos na instituição. Traduziu o livro “Raias da Alma” de Mapê Carneiro. Com publicações em blogs e outros fanzines e revistas literárias, destaca-se sua participação na antologia “Mosaico”, da ALEFI, em 2014. Em 2015, publica seu primeiro livro de poesias “Vozes da minha janela”.

Previous slide
Next slide