Previous slide
Next slide

Estrutura do desfile de 7 de setembro começa a ser montada nesta quarta-feira

Previous slide
Next slide



Um desfile cívico militar marcará as comemorações em Foz do Iguaçu  dos 191 anos da Independência do Brasil. Cerca de 15 mil pessoas desfilarão  neste sábado (7), na avenida Paraná, a partir das 8h30, em homenagem a essa importante data cívica.

Os preparativos para o evento começam nesta quarta-feira (4), com a montagem do palco das autoridades e das arquibancadas para o público que for assistir. Quem trafega por aquela via deve ficar atento, porque na quinta e sexta-feira, o trânsito no local será interditado das 15 às 17 horas, para os acertos finais.

Foto: AMN
Atenção, motoristas: nos dias 5 e 6 de setembro, o trânsito no local será interditado das 15 às 17 horas

 

Para receber o público que vai assistir ao desfile vão ser instalados na rua Padre Bernardo Plates, paralela à avenida  Paraná, 270 metros de arquibancada com capacidade para 15 mil pessoas, 2.400 lugares a mais este ano. Além das homenagens à pátria, a avenida vai ganhar placas que marcam os preparativos para o início das comemorações do centenário de Foz do Iguaçu. A intenção é que a população participe de todas essas comemorações que marcam o amor ao país e também à cidade onde vive, trabalha e quer bem.

Também a participação dos estudantes da rede municipal de ensino, por meio das escolas e centros municipais de educação infantil – CMEIs terá como tema os cem anos de Foz. Vão desfilar alunos de 31 escolas, do centro de convivência Clovis Cunha Vianna e de 14 CMEIs. São as crianças dos centros de educação infantil que abrirão a participação da Secretaria da Educação no desfile. Elas virão divididas em cinco alas caracterizadas que terão como tema a educação. Vão mostrar a educação infantil, a idade escolar, o vestibular, a faculdade e as profissões. As escolas entram em seguida com faixas valorizando a educação e a importância que ela ocupa no desenvolvimento da cidade e do país.

Atrações –  O hasteamento das bandeiras pelo prefeito Reni Pereira e autoridades convidadas abrirá oficialmente o desfile de 7 de Setembro de 2013. Entidades civis serão as primeiras a se apresentarem tendo a seguinte ordem de entrada: Guarda Mirim, Rotary Internacional, Ordem Demoley, Assembleia Luz da Água 15, ACDD, LBV, Coart, Provopar, Secretaria Municipal da Educação, os colégios particulares São José, Cooperativa, Caesp, Santa Rita, Dinâmica, Betta e o colégio paraguaio San Blás, IFPR.

As atrações artísticas do Rafain Show também farão parte do desfile, assim como a Associação Iguaçuense de Artes Marciais, o Icli, Instituto Mhe Hua de Sipalki-Do, Academia de Sipalki –Do, Acorrefoz, CTG Charrua, Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores, grupo escoteiros Guairacá, Cataratas, Líbano Brasileiro, Três Fronteiras, Pedra que Canta, Instituto Katana e Umadifi.

As entidades militares virão primeiramente com agrupamentos a pé. A divisão de infantaria do Paraguai e da Argentina estarão presentes nessa comemoração da Independência do Brasil. Em seguida entrará a banda do 34º. Batalhão do Exército, Estado Maior Integrado, Capitânia Fluvial do Rio Paraná/ Fuzileiros Navais, 34º. Batalhão de Infantaria, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, Polícia Militar/Corpo de Bombeiros, Polícia Federal.

O público poderá ver em seguida os carros e equipamentos na etapa motorizada do desfile com a Capitânia Fluvial do Rio Paraná, 34º. Batalhão de Infantaria, Polícias Federal, Militar, Ambiental, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Também os civis estarão no pelotão motorizado com os Iguautos, motoclube Quatis, Cataratas, Dragões da Fronteira, Catarautos e o CTG Charrua.

Além de desfilar, a Polícia Militar, Guarda Municipal e o Exército trabalharão na segurança e na coordenação do trânsito para o desfile. Ruas de acesso a Avenida Paraná no trecho entre a José Maria de Brito e avenida Costa e Silva, ficarão impedidas, para facilitar a concentração das entidades civis e militares que vão entrar na avenida para homenagear a data que marca o fim do Brasil como colônia de Portugal e que garantiu independência ao nosso país, que hoje se destaca em todo o mundo.

Segundo o Diretor de Cerimonial e Relações Públicas, André Guedes, além da preocupação da estrutura com mais conforto e a sonorização de qualidade, houve também uma preocupação com o embelezamento do desfile. “Nós vamos trabalhar mais este ano o visual. O desfile estará mais colorido, alegre e mais bonito para o público poder apreciar”, disse o Diretor responsável pela organização do Desfile de 7 de setembro.

 

Previous slide
Next slide