Previous slide
Next slide

Estudante da Unila vence concurso internacional de fotografia

Previous slide
Next slide

 

O acadêmico Carlos Cezare, do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA, foi um dos vencedores do concurso "Revelando Realidades", na categoria profissional. A sua fotografia, "Pensamientos", foi uma das dez escolhidas pelos juízes e integrará diversos produtos da World Vision Youth – Jóvenes transformando América Latina y Caribe. Entre esses produtos, estará um álbum e um calendário de mobilização.

Foto: Carlos Cezare
Fotografia "Pensamientos", de Carlos Cezare, foi tirada nas ruas de Foz do Iguaçu

Foram enviadas para o concurso cerca de 4.200 fotografias de diversos países latino-americanos e caribenhos. A entidade existe desde 2012 e tem como objetivo mobilizar e conectar jovens de todo mundo por meio de campanhas, blogs e ferramentas web. As demais imagens do concurso podem ser visualizadas neste link.
 

Entre as vencedoras na categoria profissional, figuram também imagens que revelam partes da realidade da Nicarágua, Bolívia, El Salvador, Honduras, México, Chile e República Dominicana. Todas as fotos apresentam situações de miséria e dificuldade, com crianças e adultos em espaços de pobreza extrema e insalubres. "Sinto-me feliz por um lado, mas triste em ver as realidades demonstradas em muitas fotografias, principalmente das crianças. É preciso tomarmos consciência, perceber e agir em prol de uma sociedade mais humanitária e combater a corrupção destrutiva que ainda nos torna desiguais", disse Cezare.
 
De acordo com o estudante, ele não chegou a pensar anteriormente sobre a foto que faria, mas quando viu a cena, da menina com feições indígenas em meio a colchões velhos, na Avenida Juscelino Kubitschek, precisou registrá-la com o equipamento fotográfico que carrega, quase sempre, a tiracolo.
 
Carlos Cezare iniciou como fotógrafo no começo de 2013, depois que ingressou na UNILA. As aulas do curso de Cinema e Audiovisual e a Universidade vêm o influenciando. "Tanto as aulas quanto a diversidade cultural da UNILA contribuem à sensibilização e ao olhar. De fato, as aulas de que mais gosto são as de fotografia. Sempre busquei entender o funcionamento do equipamento", finalizou.
 
 

 

Previous slide
Next slide