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Ética do trabalho

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 Coluna sobre empreededorismo Empresa Jr.-PTI

Ética é um conjunto de valores e princípios delimitados que guiam nossa vida e que tem por objetivo a moralidade, ou seja, os bons hábitos. Aplicada no trabalho, tange a nossa rotina de acordo com as necessidades da empresa.

 

Então, se a empresa tem um caráter formal. é observada na sociedade como uma referência em seu ramo. É provável que o mesmo deve acontecer dentro da organização, pois o desempenho do funcionário está intimamente relacionado com o caráter e a personalidade da empresa. O mesmo ocorre quando a empresa não quer “nada com nada” – de algum modo, grande parte dos funcionários também não se importam.

 

A grande verdade é que o colaborador reflete a sua organização, e a organização reflete na vida pessoal do trabalhador.

 

Trabalhos mal remunerados, que exigem grande capacidade do trabalhador, pouca capacitação, maus tratos, entre outros, implica em um baixo desempenho e insatisfação do pessoal. 

 

E onde entra a ética na organização?

 

A ética do trabalho é justamente a conduta consensuada pela maioria para o exercício do trabalho. Se contextualizamos uma empresa em que há uma grande demanda de tarefas e mesmo assim os funcionários são motivados, têm compromisso e responsabilidade, e são preocupados com o bem-estar da empresa, então esta é a ética do trabalho nesta empresa.

 

Duas características que correspondem a ética de um membro de uma organização:

 

Reponsabilidade: é a resposta pelo seus atos, cumprimento de suas obrigações e erros.

 

Compromisso: é quando se assume uma obrigação voluntariamente por alguém, objetivo ou causa.

 

Se a empresa tem funcionários que não são pontuais, atrasam seus projetos, não fazem determinada tarefa, não vão ao trabalho, falham com suas obrigações, diz-se que esses funcionários não tem compromisso e responsabilidade com sua empresa. Logo, deve-se planejar uma estratégia para integrá-los com os objetivos da empresa.

 

Quatro dicas para um bom desempenho dos colaboradores:

 

Boas condições no ambiente de trabalho: ter um bom ambiente de trabalho faz com que as pessoas que exercem suas funções se sintam valorizadas e as motivam para o exercício da função.

 

Integração entre os membros: não basta somente ter um bom ambiente de trabalho se os membros que estão trabalhando não colaboram entre si. Evite conflitos e aponte à eles quepriorizem questões de trabalho e não pessoais.
 
 
Salários e benefícios: tenha consciência que o funcionário passa grande parte do seu dia e de sua vida exercendo sua profissão, então, é justo que a remuneração e os benefícios sejam agradáveis para ele e de acordo com a disponibilidade da empresa para o desempenho de um bom trabalho.
 
 
Ética da empresa: a empresa deve prezar uma boa ética, transparência, valorização do seus membros, compromisso e responsabilidade social para ser exemplo aos colaboradores.
 
 
Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. 
Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito
Aristóteles
 
 
Crescer Empresa Junior de Administração
Wagner Dantas
*Diretor Administrativo e Financeiro
(45) 3576-7096
atendimento@crescerjunior.com.br
 
 

 

 

Empresa Junior é uma associação sem fins lucrativos criada por um ou mais cursos de qualquer universidade para prestar serviços na área de estudo com um preço acessível e foco no desenvolvimento do acadêmico e da universidade

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