Ética é um conjunto de valores e princípios delimitados que guiam nossa vida e que tem por objetivo a moralidade, ou seja, os bons hábitos. Aplicada no trabalho, tange a nossa rotina de acordo com as necessidades da empresa.
Então, se a empresa tem um caráter formal. é observada na sociedade como uma referência em seu ramo. É provável que o mesmo deve acontecer dentro da organização, pois o desempenho do funcionário está intimamente relacionado com o caráter e a personalidade da empresa. O mesmo ocorre quando a empresa não quer “nada com nada” – de algum modo, grande parte dos funcionários também não se importam.
A grande verdade é que o colaborador reflete a sua organização, e a organização reflete na vida pessoal do trabalhador.
Trabalhos mal remunerados, que exigem grande capacidade do trabalhador, pouca capacitação, maus tratos, entre outros, implica em um baixo desempenho e insatisfação do pessoal.
E onde entra a ética na organização?
A ética do trabalho é justamente a conduta consensuada pela maioria para o exercício do trabalho. Se contextualizamos uma empresa em que há uma grande demanda de tarefas e mesmo assim os funcionários são motivados, têm compromisso e responsabilidade, e são preocupados com o bem-estar da empresa, então esta é a ética do trabalho nesta empresa.
Duas características que correspondem a ética de um membro de uma organização:
Reponsabilidade: é a resposta pelo seus atos, cumprimento de suas obrigações e erros.
Compromisso: é quando se assume uma obrigação voluntariamente por alguém, objetivo ou causa.
Se a empresa tem funcionários que não são pontuais, atrasam seus projetos, não fazem determinada tarefa, não vão ao trabalho, falham com suas obrigações, diz-se que esses funcionários não tem compromisso e responsabilidade com sua empresa. Logo, deve-se planejar uma estratégia para integrá-los com os objetivos da empresa.
Quatro dicas para um bom desempenho dos colaboradores:
Boas condições no ambiente de trabalho: ter um bom ambiente de trabalho faz com que as pessoas que exercem suas funções se sintam valorizadas e as motivam para o exercício da função.
*Diretor Administrativo e Financeiro