Previous slide
Next slide

Eu também tinha medo de doar sangue

Previous slide
Next slide
 
Esse é o primeiro ano que comemoro o Dia Nacional do Doador de Sangue. É, é hoje. Dia 25 de novembro.
 
Eu sempre soube da importância de doar, mas meu medo (leia-se "pavor") de agulhas me deixava com os dois pés atrás. Eu até brincava e dizia: "Tenho coração de doadora, mas não consigo". Se esse é o seu caso, continue lendo.
 
O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, que fica ao lado do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, sofre com frequência com estoque baixo. Agora mesmo, segundo a gerente, Solange Nunes de Souza, o sangue tipo O- está quase em falta. E eu era responsável por essa baixa, junto com tantos outros, por causa de "medo".
 
Acontece que a vida dá umas revira-voltas que a gente não entende. E eu me vi numa situação em que uma pessoa muito querida precisava de sangue. Engoli seco e fui. Com a mão meio suada de nervoso, com medo de que o pânico viesse à tona na hora H.
 
Mas quer saber? Ele não deu as caras. Meu "coração de doadora", finalmente, foi o mais forte da história. E digo mais: Não doeu. Não foi desconfortável. Consegui ficar deitada na cadeira assistindo "Vale a Pena ver de Novo" tranquilamente. E eu fui outra vez, três meses depois. E a minha pessoa querida está bem, graças a Deus – e as doações. 

Foto:Arquivo pessoal

Eu também tinha medo de doar sangue.
Tinha. Tempo passado.

Talvez, como tantos, eu tenha começado por necessidade. Mas, agora, a ideia é ser voluntária e ir sempre que der. "Fazer o bem sem olhar a quem". 
 

Por sinal, essa é uma boa época para começar o voluntariado. Com o número de gente que sai viajar no final de ano, o índice de acidentes também aumenta e o estoque tem que dar conta de ajudar a todos. Sem esquecer os setores que não param e sempre precisam de bolsas de sangue, como a oncologia e cardiologia.
 
Nesse dia Nacional do Doador de Sangue, comemore. Estenda a mão e doe. Eu também tinha medo, mas agora, eu tenho é vontade de continuar doando.
 
 
SERVIÇO
Hemonúcleo de Foz do Iguaçu
Endereço: Av. Gramado, 364 – Vila A, Foz do Iguaçu – PR
Telefone:(45) 3576-8020
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13 às 17 horas 
Aos sábados, das 7h30 ao meio dia.
 
 

 

Previous slide
Next slide