A tragédia que aconteceu na madrugada desta terça-feira, 29, nas proximidades de Medellín, com o avião que transportava atletas e comissão técnica da Chapecoense, além de tripulantes e jornalistas, chocou o mundo. O time se dirigia à Colômbia, para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, quando a aeronave sofreu uma falha elétrica e caiu, matando, até o momento, 71 pessoas.
Durante a madrugada, seis pessoas foram resgatadas com vida: O goleiro Jackson Ragnar Follmann, o lateral Alan Ruschel, o jornalista Rafael Henzel Valmorbida, a aeromoça Ximena Suárez e Erwin Tumiri, membro da tripulação. O goleiro Marcos Danilo Padilha, também havia sido resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
Na manhã de hoje, foi confirmado o resgate do zagueiro da Chapecoense Hélio Zampier Neto, de 31 anos. “Hélio Zampier Neto é o sexto sobrevivente. Foi encontrado há poucos minutos” informou a Telemedellín, pelo Twitter, por volta das 8h45 (horário de Brasília).
Neto foi encaminhado a clínica San Juan de Dios. De acordo com o canal “Teleantioquia”, ele está em estado muito crítico, com traumatismo craniano.
O atleta jogou em Foz do Iguaçu em 2006. Depois, foi transferido para o Santos e hoje integra a equipe catarinense desde dezembro de 2015.
O presidente do Foz Futebol, Arif Osman, se pronunciou sobre a tragédia no Facebook:
A equipe iguaçuense, também se solidarizou com a tragédia: