Previous slide
Next slide

Falcão cauré reaprende a voar no Dreams Eco Park

Previous slide
Next slide

Um falcão cauré está reaprendendo a voar no Dreams Eco Park, em Foz do Iguaçu. Ele chegou no parque há algumas semanas após ser resgatado pelos órgãos ambientais do Paraná em situação de tráfico de animais silvestres.

Desde que passou a integrar o plantel do espaço de conservação ambiental, o cauré está recebendo cuidados psicológicos e veterinários. Coordenado pelos biólogos e falcoeiros, todos os dias faz pequenos voos para poder se desenvolver fisicamente, psicologicamente e voltar a ter seus instintos e comportamentos naturais.

“Além dos treinos, toda a alimentação é balanceada, evitando acúmulo de gordura ou desnutrição”, explicou o responsável técnico pelo parque, Bruno Nogueira.

Segundo Nogueira, receber as aves oriundas de maus-tratos ou tráfico e reabilitar para voo é uma das missões do Dreams Eco Park. “Hoje nosso plantel conta com 30 aves resgatadas de maus-tratos”, disse Nogueira.

Falcoaria
Tanto no caso do cauré como no das outras aves que chegaram, na maioria das vezes machucadas ou desnutridas, são aplicadas as técnicas da falcoaria para buscar a reabilitação.

Entre elas estão o condicionamento de voo, o manejo na luva de couro, a inserção do capuz para transporte, a contenção e análises mais cômodas para a ave, bem como a pesagem diária para oferecer uma dieta balanceada.

Depois da reabilitação algumas aves podem até voltar à natureza, mas a maioria delas acaba ficando no parque por conta de traumas psicológicos.

Embora alguns sejam amenizados, outros são irreversíveis. “Por mais que o animal se recupere, alguns ficam inaptos fisicamente para viver por conta própria na natureza”, explicou Bruno.

No caso de tráfico ou maus tratos, a maioria é filhotes que acabam sofrendo “imprinting”. Como foram criados por humanos, veem neles a figura materna e têm dificuldade de sobreviver em ambiente selvagem.

O Parque
O Dreams Eco Park é um parque ecológico e espaço de conscientização e cuidado com as aves de rapina. Abriga também uma mini fazenda e espaço para passeios de cavalo.

Ele funciona diariamente das 9h às 12h30 e das 14h30 às 18h. Para conhecer as técnicas aplicadas pelo Centro de Falcoaria, aprender sobre as diferentes espécies de aves de rapina e assistir ao voo das aves, é possível escolher dois horários: às 10h30 e às 16h. A apresentação do Cavalo Crioulo também ocorre em dois horários: às 10h e às 15h30.

O Dreams Eco Park está localizado ao lado do Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu, onde tem o Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo e o Dreams Motor Show.

Previous slide
Next slide