Previous slide
Next slide

Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu ganha Comitê Gestor

Previous slide
Next slide

O Plenário do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) deliberou sobre a formalização do Comitê Gestor da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, evento literário e cultural, promovido anualmente pela Fundação Cultural. A resolução foi publicada na edição nº 2.236 do Diário Oficial do Município (DOM), de 22 de abril de 2014.

A iniciativa atende aos anseios de livreiros, integrantes de instituições de ensino superior e produtores culturais locais, que desde o ano passado já têm atuado de forma colaborativa na organização da feira, juntamente com a equipe do órgão gestor da cultura do município.

Assim, o efeito da decisão do Conselho de Cultura é o de contribuir para a institucionalização do evento, garantir o seu caráter público e a participação dos segmentos sociais no desenvolvimento do encontro literário.

Foto: Aurea Cunha
10ª edição da Feira do Livro está prevista para acontecer em setembro

Consultivo – O Comitê Gestor da Feira do Livro será composto por dezoito representantes e terá caráter consultivo, baseado na participação integrada e cooperada entre os organismos públicos e privados, instituições de ensino superior, entidades da sociedade civil e órgãos de classe.

“A gestão cultural deve ser horizontal, realizada em permanente diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Na constituição do Comitê Gestor da Feira do Livro, estão reunidos representantes de todos os segmentos que atuam na economia do livro, no cenário literário e no meio cultural e educativo. Assim, é um grupo que tem muito a contribuir com a organização do evento”, defende Paulo Bogler, presidente do Conselho de Cultura.

De acordo com a resolução do CMPC, a Fundação Cultural terá vinte dias para publicar na imprensa oficial a composição do comitê, com os nomes indicados pelas instituições que integram o coletivo. Além da programação cultural e literária, o Comitê Gestor ainda terá a finalidade de apreciar e emitir parecer sobre o plano de aplicação financeira, a prestação de contas e o relatório de execução do evento, a partir de documentos elaborados pela autarquia cultural.

“Adotamos essa experiência participativa desde a última edição da Feira do Livro e agora precisamos formalizá-la e qualificá-la. Além de permitir que os vários segmentos interessados possam apoiar a realização do evento, onde a comunidade se apropria integralmente da feira, também estamos criando um canal de maior transparência”, explica Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural.

Composição – O Comitê Gestor da Feira do Livro será formado por representantes das seguintes organizações: Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Assessoria Especial de Governo, Secretaria Municipal de Turismo, Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Acifi, Núcleo de Livrarias e Sebos da Acifi, Unila, Unioeste/Foz, Cesufoz, UDC, Uniamérica, Unifoz, Itaipu Binacional, PTI, Rede de Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu, Ceac e CMPC.

Em 2014, a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu atinge a sua décima edição, prevista para acontecer no mês de setembro. No ano passado, foram dez dias de literatura, leitura, livros e arte, totalizando um público de 70 mil pessoas. Foram 150 atividades literárias e culturais gratuitas e 40 estandes comercializados às livrarias ou cedidos gratuitamente a universidades e entidades culturais da cidade.

Para ler a resolução do CMPC, clique aqui.

Previous slide
Next slide