Previous slide
Next slide

Feira Sabores do Paraná na ExpoLondrina vende R$ 400 mil

Previous slide
Next slide

Divulgação
Em dez dias de feira, o faturamento atingiu R$ 400 mil e há a expectativa de os negócios pós-feira chegarem a R$ 1 milhão

O resultado da Feira Sabores do Paraná realizada na 49ª ExpoLondrina, encerrada neste domingo (12), foi surpreendente. Em dez dias de feira, o faturamento atingiu R$ 400 mil e há a expectativa de os negócios pós-feira chegarem a R$ 1 milhão. Muitos contatos com representantes comerciais do Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e até da Venezuela durante a feira e o grande público na ExpoLondrina, que este ano chegou em torno de 450 mil pessoas, foram responsáveis por toda essa movimentação.

Abdel Naser, coordenador do programa Agroindústria Familiar Fabrica do Agricultor, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, disse que o sucesso de público e de vendas superou as expectativas dos organizadores e produtores. Participaram da Feira Sabores em Londrina, 70 agroindústrias, duas associações de artesãs rurais, dez artesãs urbanas, uma comunidade indígena que montou uma oficina de fabricação de balaios e uma produtora de orquídeas.

“Mesmo sendo menor em número de expositores, a Feira Sabores de Londrina se equiparou à realizada em Curitiba no item faturamento”, comparou Naser. Segundo ele, a maioria dos expositores, já sabendo do sucesso de público, levou estoques elevados e houve muita reposição de mercadorias. Para algumas agroindústrias, o volume de vendas na Feira representa dois ou três meses de renda da família.

Do total de expositores, 90% tiveram que renovar os estoques, 100% conseguiram recuperar as despesas, 96% tiveram lucro, 44% venderam todos os produtos, 56% fecharam negócios futuros, 10% conquistaram mercado em Londrina e região e 80% terão que aumentar a produção. Segundo o secretário, o apoio da Sociedade Rural do Paraná, ao ceder espaço e oferecer aos pequenos agroempreendedores a oportunidade de participar de um evento grandioso como é a ExpoLondrina, foi fundamental para expor os produtos da agroindústria familiar do Paraná e atingir o sucesso de público e de vendas.

Com a venda dos produtos, foram solidificados os pontos de vendas e as gôndolas existentes na região, identificando-se nichos de mercados e clientes potenciais para os produtos da agroindústria familiar do Paraná. Durante a ExpoLondrina, foram feitos lançamentos de produtos como patês, geleias e temperos. “O produtor está investindo na embalagem e logomarca para melhorar a apresentação dos produtos”, disse Naser. Houve também muita troca de experiências entre os participantes, intensificando o trabalho integrado. Com isso, os produtores com produtos semelhantes não estão mais vendo o outro como concorrente e sim como aliado para ampliar a escala de produção e atender melhor o mercado.

Previous slide
Next slide