Previous slide
Next slide

Festa Literária da Biblioteca Pública ganha ação em Foz

Previous slide
Next slide

A Biblioteca Pública do Paraná realiza entre os dias 22 e 26 de outubro a terceira edição da Flibi, a Festa Literária da Biblioteca. A programação do evento conta com mais de 40 convidados e 50 atrações — entre palestras, debates, oficinas, exposições, sessões de cinema, atividades para crianças e apresentações de música e teatro. Pela primeira vez, as ações acontecem também fora da BPP, nos espaços culturais de Curitiba mantidos pelo Governo do Estado e em outros cinco municípios do Paraná, entre eles Foz do Iguaçu.

A ação em Foz está prevista para esta sexta-feira, 25, na sala de exposições Antônio Cabral de Mendonça, na sede da Fundação Cultural, a partir das 15 horas. A palestrante será Izabela Fernandes (graduada em Letras, artes e mediação cultural, e mestre interdisciplinar em estudos latino-americanos) e o tema abordado será o legado de Dalton Trevisan, escritor curitibano. 

“A ideia é fazer uma introdução, uma leitura coletiva entre adultos para pensarmos na obra do Dalton. Sendo ele uma referência dentro da literatura paranaense”, explicou Izabela.

A ideia da ação é reunir um grupo de pessoas e ler contos e passagens de uma das obras do autor; “Desastres do amor”. “Ele é muito atual e tem que ser lido a partir do contexto de sua época, sem deixar de problematizá-lo”. 

Para ela, a leitura de Trevisan é necessária também para que haja compreensão da territorialidade. “Ler quem nos antecedeu, quais influências, quais são os vínculos que se cria com outros autores é fundamental para nos reconhecermos. Esse é o momento de experimentar e se jogar no texto dele”. 

O evento é gratuito, com emissão de certificado e não necessita de inscrição prévia. A classificação é de 18 anos.

Previous slide
Next slide