Os organizadores do 5º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu já previam que essa edição seria bem superior à última. Mesmo assim, no fim do último dia, sexta-feira (18), ficaram surpresos ao verificar que, entre eventos paralelos e realização de negócios, todas as expectativas tinham sido superadas.
A Rodada de Negócios, por exemplo, promovida pelo Sebrae para aproximar empresas e propor intercâmbios comerciais, agendou nada menos que 219 reuniões, reunindo 21 âncoras e 71 ofertantes. Para se comparar, o Salão de Turismo de São Paulo, realizado em maio e um dos maiores eventos da área, teve 18 âncoras e 41 ofertantes.
Nos três dias do festival, mais de cinco mil pessoas se inscreveram e conferiram novidades e tendências do setor turístico, num espaço de mais de dois mil metros quadrados que abrigou cerca de 300 expositores.
“Ficamos satisfeitos com a procura. O fato mostra que o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu já está consolidado e coloca o mês de junho no calendário de negócios de turismo da América do Sul”, ressalta Newton Paulo Angeli, idealizador e coordenador do evento.
Dez eventos paralelos foram realizados no Festival. Entre eles, a Feira de Turismo, o Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu, a Rodada de Negócios, o Hotel Show, o Encontro da Abrasel, a Mostra de Turismo Sustentável do Iguaçu, a Reunião do Conselho Consultivo do Turismo do Paraná e da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau e a Mostra de Turismo de Base Comunitária.