Foi divulgado pela FIFA nesta quarta-feira (02), na Cidade do Cabo, na África do Sul, os cabeças de chave que farão parte do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010. A grande surpresa foi a ausência da atual vice-campeã, França, na lista. A entidade máxima que comanda o futebol mundial afirmou que a ausência da seleção francesa não tem relação com a forma polêmica como ela se classificou – o atacante Thierry Henry dominou a bola com a mão, dentro da área, antes de tocar para Gallas marcar o gol de empate na prorrogação contra a Irlanda.
Segundo o secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, o critério para determinar os cabeças de chave foram as posições do ranking do último mês de outubro, além da África do Sul, país-sede do torneio.
Sorteio – Os grupos da primeira fase serão conhecidos a partir das 15h de sexta-feira (04), na Cidade do Cabo. As seleções estão divididas da seguinte maneira: no pote 1estão os cabeças de chave como África do Sul, Espanha, Brasil, Inglaterra, Itália, Argentina, Holanda e Alemanha.
No segundo pote estão os países asiáticos (Austrália – disputou as eliminatórias pela Ásia – Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte), da América do Norte e Central (EUA, México e Honduras) e a Nova Zelândia, representante da Oceania.
No pote 3 estão os países africanos como Camarões, Gana, Costa do Marfim, Argélia e Nigéria, além dos outros três sul-americanos, como Chile, Paraguai e Uruguai. E por último, no pote 4estarão o restante dos países europeus. Entram nessa lista a França, Eslováquia, Eslovênia, Dinamarca, Sérvia, Grécia, Portugal e Suíça.
Com exceção da Europa, que poderá ter dois representantes em alguns grupos, os demais continentes serão representados por apenas uma seleção em cada grupo. Neste caso, o Brasil, comandado pelo técnico Dunga, poderia ter em seu grupo um país asiático, um africano e um europeu.