Previous slide
Next slide

Filipe Remédios, o cotidiano visto com lentes de aumento

Previous slide
Next slide

“Só vou terminar de enviar isso aqui”, fala sem tirar os olhos do computador. Toma mais um gole de guaraná, fecha o notebook, e olha pra frente, “pronto, vamos lá?”. Sempre com um sorriso e boas piadas na manga, o cartunista Filipe Remédios recebe a equipe do Clickfoz para mais um Nhe´embikuera.

A conversa flui de uma forma muito leve, Filipe fala sobre como começou a desenhar, “na verdade foi na infância, todo mundo desenha quando é criança, a diferença é que uns param e alguns continuam praticando”. Ele revela que quando pequeno era meio adepto a desenhos bizarros, “eu fazia uns desenhos muito macabros, uma vez fiz um que a professora se assustou, eu tinha achado tão legal”, brinca.

Assim como muitos pré-adolescentes, Remédios também passou pela fase do traço de desenho japonês, “fiz parte da geração Pokemon, Dragonball, foi aí que comecei a praticar ainda mais”.

Inspirado por Angeli, Laerte,Glauco, Enfil, Quino e outros cartunistas famosos, Remédios começou a fazer seus primeiros quadrinhos quando ainda cursava o Ensino Médio. Quanto à Faculdades, Remédios passou por algumas, tentou jornalismo e não gostou, depois Economia e mais tarde Antropologia, acabou largando tudo e virando Corretor, em São Paulo, onde mora atualmente.

Filipe é carioca, mas já morou em Salvador, Guarapuava, Foz do Iguaçu e agora em São Paulo. Seu blog, Caixa do Remédios nasceu em Foz, “como remédios a gente só encontra na farmácia, veio a piada pronta para o nome do blog”.

Confira a entrevista na íntegra
:

Toda esta experiência de conhecer e ter vivido em vários lugares aguçaram os sentidos do cartunista que olha o cotidiano com uma lente de aumento. “A rua é um lugar muito rico em situações, mas na correria do dia-a-dia a gente está cada vez mais conectado e não percebe os detalhes do cotidiano, o que o cartunista faz é olhar isso com uma lente de aumento, eu crio a partir de situações comuns”.

Um dos personagens da Caixa do Remédios é o Mendigo, ele nasceu de uma situação inusitada e acabou por se desenvolver em um misto de realidade e ficção. Ao contrário do que espera normalmente, o Mendigo foge muito do clichê. “De realidade a gente já está cansado, então o Mendigo não fica reclamando da vida, ele brinca com algumas situações também”.

Além deste personagem, Remédios produz o Vivace, e o quadro Tarja Preta onde ele desafia o público com assuntos um tanto quanto tabus como sexo e religião. Tudo com muito humor e sacadas ótimas sobre a realidade inventada. 

Filipe Remédios
Twitter: http://twitter.com/FilipeRemedios
Facebook: Filipe Remedios
Sitehttp://www.caixadoremedios.com

Previous slide
Next slide