Previous slide
Next slide

Filme argentino ganhador do Oscar entra em cartaz em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Talvez nunca passasse pela cabeça do diretor Juan José Campanella subir no palco da maior premiação do cinema. Mas foi no dia 7 de fevereiro que a Argentina arrematou o Oscar de melhor filme estrangeiro. O filme que até então não entraria no circuito comercial, passou a concorrer nas bilheterias lado a lado com produções norte-americanas, e na sexta-feira (23) entra em cartaz na sala 2 do Iguassu Boulevard, veja programação.

O prêmio foi entregue pelos diretores Pedro Almodóvar e Quentin Tarantino. Campanella ainda foi tirado por piadista na cerimônia, “quero agradecer a Academia por não ter considerado Na´Vi uma língua estrangeira”, comentou, se referindo a Avatar.

“O segredo dos seus olhos”, filmado com atores consagrados na Argentina e apresentando um baixo orçamento em comparação com os outros filmes que também concorriam na mesma categoria, levou o segundo Oscar da história cinematográfica argentina. A primeira estatueta foi com “A história oficial”, em 1985.

O filme foi baseado em um livro pouco conhecido na país, “La pregunta de sus ojos” – A pergunta de seus olhos, de Eduardo Sacheri, e a produção ficou por conta de uma empresa espanhola. O filme foi considerado uma exceção cinematográfica, quando o roteiro da película agradou os críticos, superando a obra original.

Como tradicionalmente acontece nos filmes sul-americanos, a histeria das explosões e perseguições hollywoodianas foram adaptadas e redimensionadas às escalas mais humanas e realistas, apresentando planos mais fechados.

A realização argentina conta a história de um funcionário da Justiça aposentado, interpretado pelo ator Ricardo Darín, obcecado com um caso de estupro e assassinato cometido há 25 anos que ficou sem ser resolvido e decide ir em busca do culpado. Veja o trailer:

Previous slide
Next slide