Previous slide
Next slide

Fim do Mistério: Localização do “Museu da Tam” finalmente foi definida

Fechado desde 2016, quando enfrentou dificuldades financeiras, o museu, que em 2022 foi dado como certo no Centro de Convenções de Foz, finalmente tem seu novo local anunciado.
Previous slide
Next slide

O museu da TAM, que foi o maior acervo privado de aviação do Brasil, e um dos maiores do mundo, foi fechado em 2016, quando planejava mudar de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, para a capital paulista, e enfrentava dificuldades de caixa após a Latam, principal empresa patrocinadora, ficar sem orçamento para manutenção do acervo.

Em 2022, uma nota enviada à imprensa de Foz do Iguaçu acabou fazendo com que uma “fake news” (uma notícia falsa) fosse difundida por toda a região oeste e sudoeste paranaense, afirmando que o acervo do museu havia sido adquirido pela empresa paranaense Helisul Aviação, e que este acervo ficaria exposto por dois anos no Centro de Convenções, no acesso ao Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

A nota enviada à imprensa ainda afirmava que a exposição seria instalada no Salão Cataratas, espaço com 10 mil m², que seria alugado a um valor mensal de R$ 50 mil. A exposição ficaria abrigada no local até que o hangar do Museu da TAM fosse construído, na mesma região. 

O Museu TAM, anteriormente denominado “Museu Asas de um Sonho”, foi fundado em 2006 e ficava na cidade de São Carlos, no interior paulista. Era considerado um dos maiores do mundo da área da aviação, até ter as atividades encerradas.

Fontes do Museu da TAM, consultadas na época, negaram qualquer plano de ceder o acervo a terceiros e afirmaram que o plano continuava sendo construir a nova sede no aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista.

A assessoria da Helisul também se manifestou e confirmou que não havia adquirido o acervo e não trabalhava para a construção de um museu com as aeronaves do acervo do Museu da Tam, ainda que deixasse em aberto uma possível negociação futura.

“A Helisul esclarece que não procedeu a compra do acervo do museu Asas de um Sonho, conhecido como Museu da TAM, não descartando a possibilidade de futura parceria para exposição de parte do referido acervo em seu futuro empreendimento em Foz do Iguaçu”, dizia a nota emitida pela empresa na época.

Vem aí o Museu da Tam, mas não em Foz…

O Museu da TAM finalmente será reaberto, mas não será em Foz do Iguaçu, tampouco será no local almejado pelo museu em 2016. Agora o museu terá como novo endereço a cidade de Itu, distante pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista e a mais de 900 quilômetros da “terra das Cataratas”. O acervo será assumido por Marcos Amaro, que é  CEO da Amaro Aviation e filho do Comandante Rolim Amaro, fundador da Tam.

Os aviões que permanecem em São Carlos, dentro da área de manutenção do Grupo Latam, serão transferidos para o Centro Cultural do Museu São Pedro – antiga Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama Museu) – onde já existe um importante museu de arte contemporânea. O primeiro avião, um Cessna 140, que pertencia ao Comandante Rolim, que foi também o avião em que Marcos Amaro fez seu primeiro voo solo, já está em Itu, em uma área de destaque.

Ainda não existe uma data para reabertura do museu, que dependerá de uma complexa logística para desmontar, transportar e remontar todas as aeronaves.

Previous slide
Next slide