O tradicional Festival das Cataratas, um dos maiores encontros do turismo brasileiro, agora tem um novo nome e uma nova marca. Em solenidade realizada nesta quinta-feira (15), no Foz Plaza Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), foi anunciada oficialmente a transição para Festival Internacional Cataratas – FIT Cataratas, em comemoração aos 20 anos do evento.
A mudança, segundo os organizadores, reflete tanto a consolidação do festival no cenário internacional quanto a forma como ele já é informalmente chamado pelo público e profissionais do setor.
Uma marca que nasceu do público

Para Paulo Angeli, idealizador do festival, a alteração era uma consequência natural da relação com o público. “Já é muito comum as pessoas se referirem ao Festival como FIT Cataratas. Essa mudança reforça a internacionalização do nosso evento, mas também é uma forma de agradecimento ao nosso público, que é tão fiel e nos apoia tanto”, afirmou.
A nova identidade visual foi concebida por Mayara Angeli, diretora do FIT Cataratas. Ela ressaltou que o projeto foi pensado como uma evolução estratégica do festival, sem perder suas raízes. “Mais do que uma atualização estética, a nova marca representa a união entre tradição, a diversidade do público e o posicionamento estratégico para o futuro”, explicou.

Segundo ela, o conceito da marca parte de um ecossistema vivo, onde formas, cores e símbolos criam uma narrativa que une natureza, cultura, negócios e inovação. “Ela traduz o festival como uma ponte entre o trade turístico e o mundo, conectando experiências, culturas e negócios”, completou.
20 anos de história, inovação e conexões
Durante a solenidade, Paulo Angeli fez uma retrospectiva dos principais marcos do festival desde sua criação em 2006. Um dos destaques foi a criação, já em 2007, do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, considerado hoje o maior evento técnico-científico de turismo do Brasil. O fórum nasceu com o propósito de aproximar o mercado do meio acadêmico, promovendo reflexões, estudos e desenvolvimento de novas ideias para o setor.
Outro ponto alto lembrado foi o lançamento do Hackatour Cataratas, em 2015. A maratona de inovação tem como objetivo desenvolver soluções criativas para o turismo. A 14ª edição do Hackatour começou nesta sexta-feira (16), no Mercado Público Barrageiro, reunindo jovens talentos e especialistas em busca de novas ideias para o setor.
“Por isso, somos um evento completo, reunindo diversos públicos em diferentes ações todos os anos. Somos um ponto de encontro perfeito para networking, geração de negócios e conhecimento”, reforçou Angeli.
FIT Cataratas 2025 já tem data marcada
A próxima edição do Festival Internacional de Turismo Cataratas está confirmada para os dias 4 a 6 de junho de 2025, em Foz do Iguaçu. O evento será promovido e organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos.
O festival conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Fecomércio PR. Entre os parceiros institucionais estão a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Viaje Paraná e o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo.
Também integram a rede de apoio estratégico entidades como Braztoa, Visit Iguassu, Comtur, Sindetur, Singtur Foz, Unioeste e Idestur.
Com uma história que mistura tradição e inovação, o FIT Cataratas segue evoluindo sem perder a essência: ser uma vitrine do turismo que conecta pessoas, negócios e ideias. A nova marca celebra o passado e aponta para o futuro.
Fotos: Jean Pavão/Divulgação Assessoria