Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu espera seis mil pessoas para o Festival de Turismo

Previous slide
Next slide

Foto: Garon Piceli
Coordenadores do Festival de Turismo das Cataratas junto com diretor de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piola, cortam a faixa de inauguração do evento

Quinta-feira (16) às 20h aconteceu a solenidade de abertura do Festival de Turismo nas Cataratas no Recanto Parque Hotel. Há seis anos que o Festival atrai milhares de profissionais e estudantes de turismo para conhecerem Foz do Iguaçu. A Feira de eventos e turismo acontece no Rafain Palace Hotel.

De acordo com o coordenador do evento, Paulo Angeli, é fundamental que as pessoas conheçam a cidade para falar bem dela. “Antigamente nosso meio de divulgar a cidade era através de mídias e participação em feiras, agora a gente traz todo esse pessoal pra cá, isto é fundamental para o crescimento do turismo”.

Angeli acredita que trazer os profissionais de turismo para a cidade apresentar as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu para eles é o grande diferencial. “Causa muito mais impacto mostrar uma Cataratas e uma Itaipu ao vivo à ficar mostrando fotos”.

Feira – conta com expositores de todos os estados e de várias capitais. O estande de Curitiba, “Curta Curitiba”, além de expor vídeos, é todo personalizado com letras grandes e papéis e giz de cera para que os visitantes possam “brincar” de pintar os pontos turísticos da cidade.

Turismo Ecológico – segundo uma das coordenadoras do evento, Thaísa Praxedes, da Fundação PTI, Foz do Iguaçu ainda não oferece muitos produtos no sentido de turismo ecológico. “O que nós temos ainda é o ecoturismo e o turismo de aventura, ainda falta um pouco para o turismo voltado para o campo de pesquisa, mas a cidade todo o potencial necessário e está crescendo muito neste sentido”, afirma.

Foto: Garon Piceli
Já na abertura público lotou o salão de exposição

Compensação de Carbono – como explicou o engenheiro ambiental da empresa Palmares, Carlos de Souza Jr., para um festival acontecer ele emite muito carbono, seja através da energia, do combustível gasto pelas caravanas, do combustível gasto pelos aviões.

As formas de poluição são inúmeras, mas a empresa afirma ser necessário compensar este carbono, o jeito mais comum de se fazer isso é através do plantio de árvores. “O Festival tem que ter o compromisso de reverter o consumo de carbono”, afirmou Souza Jr.

Além da feira de eventos e hotelaria que acontece no Rafain Palace Hotel, os fóruns, debates, palestras, mesas redondas e exposições estão acontecendo paralelamente no Recanto Parque Hotel.
 

Previous slide
Next slide