Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu participa da Conferência Estadual de Cultura

Previous slide
Next slide
Foto: Divulgação
Plenária da II Conferência Municipal de Cultura de Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu será representada na III Conferência Estadual de Cultura por um grupo por quinze artistas, produtores, gestores e integrantes de organizações sociais ligadas à produção cultural. O encontro acontece neste final de semana, sábado e domingo, no município de Guarapuava.

A Conferência de Cultura, além de avaliar a atuação governamental neste segmento, irá avançar no debate sobre a implantação do Sistema Estadual de Cultura, instrumento norteador das políticas voltadas para assegurar o direito e o acesso à cultura a todas as pessoas. A formulação de diretriz para o Plano de Cultura do Paraná para os próximos dez anos também está na pauta do evento.

Os iguaçuenses presentes no debate estadual foram eleitos na II Conferência Municipal de Cultura, realizada no mês de julho e representam as instituições governamentais e não governamentais. A mobilização local reuniu quase 800 pessoas, ao longo de quatro pré-conferências e da plenária final, o que garantiu a eleição de um grande número de delegados ao pleno cultural do Paraná.

“A expressiva participação na Conferência Municipal de Cultura nos permitiu ampliar o número de pessoas eleitas à etapa paranaense. Agora, queremos contribuir com propostas e consolidar a nossa presença nos espaços de deliberação cultural estadual e nacional”, enfatiza Arinha Rocha, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).
 

Conforme as informações disponíveis pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), a Conferência Estadual de Cultura contará com 297 delegados representantes da sociedade civil e outros 177 das instituições governamentais, além de 28 membros da atual gestão do Conselho Estadual de Cultura.

“Essencialmente, quem produz cultura é a sociedade civil, cabe aos governos apoiar e fortalecer as instituições e projetos, criando mecanismos públicos de acesso cultural entre toda a população. Governos com mentalidades contemporâneas e que dispõem de bom nível de gestão já compreenderam esse processo em que toda a sociedade é beneficiada. Essa será a mensagem que iremos reforçar no encontro”, defende Paulo Bogler, um dos delegados iguaçuenses à Conferência Estadual de Cultura.

O grupo de Foz do Iguaçu irá viajar juntamente com representantes das cidades da região. Os delegados representam as áreas de teatro, artes integradas, dança, literatura, associações comunitárias, cultura digital, comunidade e outros segmentos. A conferência em Guarapuava é preparatória à III Conferência Nacional de Cultura.

Previous slide
Next slide