Pela primeira vez um país latino-americano vai sediar o mais importante congresso científico da área de ciência e tecnologia de alimentos no mundo. Foz do Iguaçu sedia de 5 a 9 de agosto, o XVI World Congress of Food Science and Technology do IUFoST, que acontecerá no Rafain Palace Hotel & Convention Center. Realizado desde 1962, o evento terá como tema principal a segurança dos alimentos e vai reunir mais de 3000 participantes dos cinco continentes, entre eles, as maiores autoridades mundiais na área de ciência de alimentos. A presidente do Congresso é a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp Gláucia Maria Pastore.
O objetivo do congresso do IUFoST (International Union of Food Science and Technology) é discutir as últimas tendências sobre o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação na indústria de alimentos no cenário nacional e internacional. Segundo Gláucia Pastore, ao longo da programação, diferentes aspectos da segurança dos alimentos e os seus benefícios à saúde e ao bem-estar das pessoas, usando a ciência e a tecnologia como ferramental para alcançar esses propósitos.
“No mundo inteiro existe uma grande preocupação em se obter alimentos seguros (aqueles que não tragam riscos à saúde do ponto de vista químico, microbiológico e toxicológico), nutritivos e que proporcionem saúde ao consumidor. Discutir os principais desafios para o setor nos colocam mais próximos do seu conhecimento”, enfatiza Pastore. Além da esfera científica, o evento prevê a realização de uma grande feira onde serão mostrados os lançamentos de produtos, processos em ciência e tecnologia de alimentos e ingredientes.
Para o ex-presidente do IUFoST, David Lineback, do Joint Institute for Food Safety and Applied Nutrition da University of Maryland, o programa científico está com temas de alto nível com um foco sobre temas atuais do cenário mundial, como segurança alimentar e nutricional global; Dieta, nutrição e saúde; Compostos bioativos, alimentos funcionais e biotecnologia; Microbiologia, tecnologias de processamento e ciência sensorial e Novas tecnologias de processamento, inovações e tendências em embalagens de alimentos. "A programação científica está muito bem organizada e com uma lista fantástica de autoridades de renome", diz Lineback.
Ao todo serão mais de 100 palestrantes estrangeiros de 40 países de todos os continentes representando instituições como Cornell University (USA), United States Department of Agriculture (USDA), University of Maryland (USA), University of California – Davis (USA), Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), Institute of Food Research (UK), Federal Research Institute of Nutrition and Food (Alemanha), Berlin University of Technology, Institute of Nutritional Sciences, University of Vienna, University of South Australia, University of Pretoria, University of Agriculture & Technology (Kenya), Osaka City University (Japan), National Taiwan University, Fuzhou University (China), University of Mysore (India), University of Jerusalem (Israel), entre outras.
A organização do último congresso realizado em 2010 em Cape Town, deixou a seguinte mensagem para as autoridades mundiais: “O problema da insegurança alimentar não será resolvido pela ciência e tecnologia de alimentos por si só nem mesmo pela ciência sozinho, mas certamente não será resolvido sem a contribuição da ciência e da ciência e tecnologia de alimentos”. As cidades que já recebem o congresso do IUFoST foram Londres (1962), Warsaw (1966), Washington (1970), Madri (1974), Kyoto (1978), Dublin (1983), Singapura(1987), Toronto (1991), Budapeste (1995), Sidney (1999), Seoul (2001), Chicago (2003), Nantes (2006), Shangai (2008) e Cape Town (2010).
As inscrições serão aceitas até a véspera do Congresso no endereço http://iufost.org.br/pt-br/InscricoesOnline. Outras informações no site www.iufost.org.br