Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe Festival Latino-Americano de Cinema em outubro

Previous slide
Next slide

A segunda edição do 3 Margens – Festival Latino-Americano de Cinema, já tem data acontecer. O evento será realizado em Foz do Iguaçu de 23 a 27 de outubro. Os interessados têm até o dia 31 de julho para inscrever seus curtas metragens para participar do festival. No dia 10 de agosto, a curadoria anunciará os 20 filmes selecionados e distribuídos para as duas principais mostras, a competitiva Latino-Americana, que compreende todos os países latinos americanos e Caribe, e a competitiva Fronteiras Regionais que conta com filmes realizados em Estados e Províncias que compartilham as delimitações territoriais e formam a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Em 2017, o evento foi realizado em setembro e as exibições dos filmes selecionados aconteceu simultaneamente nas cidades de Puerto Iguazú, Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

As exibições garantiram o contato direto com mais de 2.250 pessoas, já as ações que envolvem as noites culturais pelos três países e as redes sociais chegaram a alcançar mais de 90 mil pessoas.

Balanço

Foram cinco mostras de curtas metragens, e uma de longa metragem, o que totalizou mais de 61 filmes em exibição, além das sessões que ocorreram em bairros de Foz e de Puerto Iguazú (Cine Bairro), que somou mais 12 exibições, totalizando 71 filmes. O evento reuniu ainda uma cinematografia de 15 países distintos e integrou realizadores de toda a América Latina na Fronteira Tri-nacional.

Outras ações importantes promovidas pelo Festival, por conta do seu caráter de formação, diz respeitos às oficinas técnicas oferecidas gratuitamente e ministrada por grandes profissionais com vasta experiência em suas respectivas áreas, são elas: Edição e Colorização por Ernest Estock; Produção de Documentário por Dea Maria; Atuação para câmera por Agustín Nunes; Fotografia por Iñaki Echeberria e Produção Executiva por Antônio. Já o Laboratório de Roteiros trouxe os projetos de profissionais dos três países vizinhos para o Festival, coordenado pelo Roteirista Daniel Tavares com juri de Ester Marçal.

Previous slide
Next slide