Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe mais uma edição da Feira Internacional de Turismo

Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu é uma cidade que recebe uma enorme quantidade de turistas todos os anos, principalmente em virtude das Cataratas. Por esses motivos, merecia um evento totalmente dedicado a esse setor, responsável por grande parte da economia da cidade. E ele acontecerá entre os dias 17 e 19 de junho. Trata-se do Festival de Turismo das Cataratas, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. Em sua quarta edição, o Festival se consolida como um dos principais eventos do setor turístico da Região Sul e vem ampliando seu caráter internacional.

Em aproximadamente dois mil metros quadrados, 132 estandes estarão com 200 expositores já confirmados em uma feira com programação técnica destinada a agentes de viagens e operadores de turismo, além de atender ao público em geral. Estimam-se que 3500 pessoas conhecerão os produtos ofertados. A programação técnica terá início na quinta (18), às 14h, e será aberta ao público a partir das 18h. Na quarta-feira (17), no Porto Canoas, às 19h30, haverá um coquetel para os expositores e público cadastrado, marcando o primeiro evento social da Feira.

Comparação – Houve um aumento significativo da participação das empresas de outros países relacionadas ao tema na edição deste ano, em relação às edições dos anos anteriores. O Paraguai, por exemplo, passou a ter seis estandes de grupos empresariais, contra dois na edição anterior. Estão também confirmadas representações de Córdoba, Salta, Iberá e Misiones (Argentina), Santo Ângelo (RS), Bonito (MS) e Gaspar (SC), entre outras.

“É mais interessante para esses destinos próximos virem ao Festival vender seus produtos do que irem à Europa. Com isso, o Festival demonstra que tem esse caráter de unir os esforços de diferentes regiões para a promoção do turismo”, comenta o presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Newton Paulo Angeli.

As cidades da região Oeste paranaense também ganham destaque, principalmente no desenvolvimento do turismo rural da região, reforçando o papel de Foz do Iguaçu como destino indutor de desenvolvimento turístico no Oeste paranaense. As companhias aéreas também aumentaram suas participações na edição deste ano.

TAM, Gol, Webjet e Trip, todas do Brasil, já confirmaram presença. Além da uruguaia Pluna e da argentina Andes. A TAM, a propósito, enviará dois dos maiores operadores de turismo de cada uma de suas bases internacionais (como as já confirmadas Miami, Londres, Madri, Lima, Milão, Frankfurt e Paris), para reforçar a “venda” internacional do destino Iguaçu.

Outros eventos – Paralelo a isso, acontecerá o 3º Fórum Internacional de Turismo, entre os dias 18 e 19 de junho, das 14h às 22h. Além de palestras, foram selecionados 44 trabalhos acadêmicos para serem apresentados no encontro. Serão apresentadas várias pesquisas e estudos sobre o desenvolvimento do mercado de turismo na América Latina.

A programação científica inclui ainda palestrantes de renome, como o professor Allan Mills, da Virginia Commonwealth University, dos EUA, o professor Hugo Romero, da Universidad Nacional de Chile, e o professor Mario Beni, especialista em Turismo e membro da Organização Mundial do Turismo, entre outros.

Haverá ainda a 4ª Mostra de Excelência em Serviços do Trilha Jovem, programa sob responsabilidade do Instituto Polo Iguassu e que visa preparar jovens de baixa renda para o mercado de turismo e hotelaria. Sediado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o projeto formou 109 alunos no ano passado, sendo que a maioria está empregada.

Este ano, a Feira Internacional de Turismo é organizada pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Conforme explica Jaime Nelson Nascimento, gerente do Complexo Turístico Itaipu, a programação foi montada de modo a atender ao público profissional, entre as 14 e as 18 horas, e à comunidade em geral, das 18 às 20 horas. “A edição deste ano será a maior já realizada. Esperamos bater o recorde de público do evento”, afirma.
 

Previous slide
Next slide