Entre os dias 14 a 16 de outubro Foz do Iguaçu será referência no estado do Paraná em Educação Ambiental. Isso porque o município estará sediando o XII EPEA – Encontro Paranaense de Educação Ambiental. O evento, organizado coletivamente por diversas instituições do município terá palestras, mesas redondas, exposições, apresentação de trabalhos e oficinas de trabalho. A abertura do encontro será às 18h desta quarta-feira (14) nas dependências do antigo cinema da Itaipu Binacional.
Nos três dias de evento os educadores ambientais do estado do Paraná e de outros estados terão a oportunidade de dialogarem com representantes de instituições e órgãos ligados a Educação Ambiental, entre eles:
Carlos Rodrigues Brandão – Mestre em antropologia social pela Universidade de Brasília (UnB), Doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Ao longo de sua vida, entre períodos de alguns meses ou de vários anos, lecionou em 12 universidades do Brasil e da Europa. Trabalha atualmente no doutorado em ambiente e sociedade na Unicamp e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 1963 trabalha como educador popular.
É autor de vários livros nas áreas de antropologia social, educação, questões ambientais e literatura. Há mais de 15 anos dedica-se ativamente ao ambientalismo e, de maneira especial, à educação ambiental. Recentemente escreveu para o Programa dos Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, um livro com as ideias essenciais da proposta: “Aqui é onde eu moro. Aqui nós vivemos”.
Rachel Trajber – Doutora em Antropologia, Coordenadora de Educação Ambiental do Ministério da Educação e Coordenadora da Conferência Infanto-Juvenil Mundial de Educação Ambiental 2010
Claudisson Rodrigues – Economista, Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente
Marcos Sorrentino – Biólogo e pedagogo, mestre e Doutor em Educação e pós-doutor em Psicologia Social. Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. Participa, desde os anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. É docente, desde 1988, no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca)
Moema L. Viezzer – Mestre em ciências sociais, educadora de adultos, especialista em Gênero e Meio Ambiente, Dirigente da MV-Consultoria de Educação em Gênero e Meio Ambiente. Coordenadora geral da ONG Instituto de Comunicação Solidária-ComSol. Coordenadora da 2ª. Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global
José Silva Quintas – Mestre em Educação e autor de vários livros em Educação e Gestão Ambiental. Foi coordenador da Educação Ambiental do IBAMA por 15 anos e atualmente atua como consultor nas áreas ambientais. Também será feito o lançamento do livro A Formação Profissional do Educador Ambiental: reflexões, possibilidades e constatações de autoria de Angélica Góis Morales.