Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu registra 22 casos de violência contra idosos em janeiro

Previous slide
Next slide

Foto: Divulgação
Casos de maus tratos e abandonos de idosos vem crescendo na cidade, a denúncia pode ser feita de forma anônima

Apenas em janeiro de 2012, a secretaria de Ação Social registrou 22 denúncias de violência contra idosos, destas, três de agressão física. Em dezembro de 2011 foram registrados 11 casos. A chefe de divisão de Média Complexidade da secretaria, Edinéia Riquelme, acredita que o período de férias tenha agravado a situação.

 

As principais causas de violência contra os idosos são conflitos familiares e falta de estrutura da família. Os casos de abandono também aumentaram consideravelmente este ano. Riquelme explica que muitas vezes esses conflitos já acontecem há muitos anos e terminam em agressão física, psicológica, abandono, descuido com as medicações e tratamentos médicos do idoso.

 

“Muitas vezes uma criança que foi agredida, quando cresce acaba retribuindo a agressão. São casos bem complexos que já vem de muito tempo, às vezes um pai alcoólatra, quando passa a defender dos filhos é deixado de lado, ou abandonado mesmo”, explicou Riquelme.

 

De acordo com ela, tanto as agressões físicas quanto psicológicas não escolhem classes sociais, as denúncias acontecem em todas as esferas. Na maior parte das vezes quem denuncia são vizinhos ou a equipe de saúde da região que percebe os maus tratos com o idoso. “E muito difícil um idoso procurar ajuda, outras pessoas da família também não costumam denunciar”.

 

Ação Social – a secretaria de Ação Social tem uma equipe de educadores especializados que ficam 24 horas de plantão, eles fazem ronda quando é preciso procurar um idoso que tenha saído de casa, e também atendem nas residências quando a situação é urgente.

 

O atendimento não é feito só com a vítima, mas com toda a família, “só responsabilizar o agressor não cessa o quadro de violência, é preciso tratar os dois lados para ter resultados satisfatórios”, afirmou Riquelme.

 

O foco da secretaria é o atendimento psicossocial, a família participa de terapia em grupo, o idoso é incentivado a praticar atividades de lazer com outros idosos nos centros de convivência, e todos recebem atendimento psicológico.

 

Denuncie – Para denunciar um caso de violência contra idoso é possível através do 0800 45 1407 e do disque 100.

Previous slide
Next slide