Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu se destaca como o quinto principal destino turístico de lazer do país

De acordo com um levantamento anual da Omnibees, plataforma de tecnologia usada para reservas em mais de 7 mil hotéis, Foz do Iguaçu, ficou na quinta colocação nacional entre os principais destinos turísticos de lazer. Curitiba, garantiu o terceiro lugar entre as cidades mais procuradas para turismo corporativo.
Previous slide
Next slide

Do turismo de lazer ao segmento empresarial, o Paraná vem se consolidando como um ponto de referência para os viajantes. Segundo dados anuais divulgados pela Omnibees, plataforma líder em reservas em mais de 7 mil hotéis, Curitiba conquistou o terceiro lugar entre os destinos mais procurados para viagens corporativas em 2023. Enquanto isso, Foz do Iguaçu, garantiu a quinta posição no ranking nacional de destinos turísticos de lazer.

Os números revelam a quantidade de pernoites registradas ao longo do ano pela empresa, totalizando 24 milhões de reservas. A Omnibees, que opera com mais de 750 canais de vendas, considerou não apenas hotéis, mas também outras formas de acomodação.

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba. Foto: Reprodução Redes Sociais.

No segmento de viagens corporativas, Curitiba se posicionou atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro em número de pernoites. Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Recife, Campinas e Goiânia completaram a lista dos dez principais destinos de negócios em 2023.

Comparado a 2022, a capital paranaense subiu uma posição no ranking, registrando um aumento de 13% no volume total de diárias ao longo do ano. Esse crescimento foi de 18% em todo o país, enquanto na região Sul foi de 15%.

Quanto às tarifas médias praticadas, Curitiba teve um aumento de 16% em relação ao ano anterior, em linha com o crescimento médio nacional de 19%. Na região Sul, o aumento foi de 14%.

Cataratas do Iguaçu. Foto: Divulgação Urbia Cataratas.

Quanto ao lazer, Foz do Iguaçu, conhecida internacionalmente por suas cataratas e classificada como um dos principais destinos da América do Sul no TripAdvisor, ocupou a quinta posição entre os destinos turísticos mais populares do Brasil. Entre os dez principais destinos estavam também Rio de Janeiro, Gramado, Maceió e Porto Seguro.

Foz do Iguaçu registrou um dos maiores crescimentos no número de pernoites entre os principais destinos brasileiros, com um aumento de 21% em relação a 2022, ficando atrás apenas de Búzios e Gramado. No mesmo período, a tarifa média cobrada por diária na cidade aumentou 13%, muito abaixo da média nacional.

A empresa não divulgou os números totais de diárias e nem os valores das tarifas, fornecendo apenas os rankings dos principais destinos e as variações em relação ao ano anterior. 

Os dados refletem a expansão contínua do setor no Paraná. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o turismo no estado cresceu 10% em 2023, sendo o quarto melhor índice do país. O Paraná também registrou um aumento significativo no número de turistas internacionais, com um incremento de 51,3%, e a atividade turística gerou 6,7 mil empregos formais ao longo do ano, conforme o Boletim de Dados Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo.

Previous slide
Next slide