Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu será palco do Pan-Americano de Rafting no mês de agosto

Previous slide
Next slide

Foto: Itaipu Binacional
Vista aérea do Parque da Piracema, onde está o Canal Itaipu, único da América Latina

Em agosto, a usina hidrelétrica de Itaipu será palco do Campeonato Pan-Americano de Rafting. Essa será a primeira vez que o Canal Itaipu recebe a competição. Centenas de atletas de mais de 10 países vão ter a oportunidade de atestar a qualidade das águas do canal. As provas ocorrem nos dias 20, 21 e 22 de agosto, mas os treinos oficiais começam quatro dias antes, no dia 16 de agosto.

Além do espetáculo dos profissionais nas águas do Parque da Piracema, o Canal Itaipu também será palco para o desempenho de iniciantes no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom da categoria. O evento ocorre também em agosto, nos dias 28 e 29, e aproveitará a estrutura do Pan-Americano.

Para o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, competições como essas, promovidas em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem, trazem inúmeros benefícios para Foz do Iguaçu. "A cidade está cada vez mais preparada para receber grandes eventos do esporte e do turismo. Isso se deve ao grande esforço do trade turístico e de Itaipu. Nossa empresa tem o incentivo ao turismo como uma de suas missões", comentou.

Multinações – O Campeonato Pan-Americano de Rafting deve reunir até 130 atletas de 23 equipes. As disputas serão divididas por modalidades e ocorrem nos dias 20 e 21 no Canal Itaipu. Os treinos oficiais acontecem de 16 a 19 de agosto.

No dia 22, o campeonato será realizado nas corredeiras das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu. A realização é de Itaipu, da Confederação Brasileira de Canoagem e da Federação Internacional de Rafting.

No sábado (26), atletas da Equipe Paraguaia de Rafting, de Ciudad del Este, já começam os treinamentos não oficiais no Canal Itaipu. Na análise do superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, a promoção de um pan-americano de rafting em Foz do Iguaçu consolida o município como um polo do esporte e, com isso, habilita a cidade a receber o Mundial de Rafting de 2014. "Essa é a nossa meta", antecipa.

Brasileiros – Para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom (iniciantes), a expectativa também é positiva, com possibilidade de recorde de inscritos no evento. São esperados 120 atletas. A maioria deve vir de estados como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

Parte dos competidores será formada por adolescentes do projeto “Meninos do Lago”, uma parceria da Itaipu e Confederação Brasileira de Canoagem. “O desempenho dos ‘Meninos do Lago’ no Campeonato Brasileiro comprovará os resultados que estamos tendo com este projeto”, finaliza o superintendente, otimista com os “pupilos” de Foz do Iguaçu.

Referência – Desde 2007, o Canal Itaipu, único artificial da América Latina e avaliado como um dos 10 melhores do mundo tem recebido atletas da canoagem e rafting para treinamento e competições de peso.

Naquele ano, representantes de 65 países puderam testar a qualidade do curso d´água construído por Itaipu durante o Mundial de Canoagem. O mesmo canal recebeu atletas de dois campeonatos brasileiros de rafting (2008 e 2009) e da Copa Itaipu de Canoagem (2009).

Previous slide
Next slide