Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu terá 100 selecionados para carregar a tocha olímpica

Previous slide
Next slide
O ministro do Esporte, George Hilton, está em Foz do Iguaçu nesta sexta-feira, 20, participando da reunião preparatória para o revezamento da tocha olímpica nas cidades do Paraná.

Além de Hilton, autoridades como os prefeitos de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, e de Cascavel, Edgar Bueno, o secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício e o diretor executivo de operações das Olimpíadas, Marco Aurélio Vieira, também estiveram presentes.

O revezamento da tocha deve começar em maio do ano que vem, quando cruzará 300 cidades até chegar no dia 05 de agosto ao Rio de Janeiro, para a abertura das Olimpíadas. Além de Foz, o símbolo deve passar por Cascavel, Londrina, Pato Branco, Ponta Grossa e Curitiba. "Esperamos que ao menos 20 cidades do Paraná recebam a tocha, mas, ainda nada está definido. Queremos que todas as regiões estejam representadas", disse o secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício.

O evento em Foz acontecerá no fim de junho de 2016, onde 100 iguaçuenses terão a chance de carregar o símbolo pela cidade. O trajeto a ser percorrido já está definido, entretanto, por motivos de segurança, ainda não pode ser divulgado. O que se sabe é que cada pessoa andará com a tocha por 200 metros, totalizando um percurso de 20km. 

Um dos contemplados será o estudante de jornalismo Eduardo Lima. O jovem de 18 anos, participou de uma promoção da Coca-Cola e ontem, descobriu que está entre os escolhidos. "Eu não esperava. Me inscrevi, mas, não acreditei que seria selecionado. Estou muito feliz", comemorou o acadêmico.

Durante os cerca de 100 dias de revezamento, a tocha deve passar por aproximadamente 12 mil pessoas. "Ela carrega um simbolismo muito grande, mas, tem por objetivo mostrar que os jogos estão chegando ", falou o diretor executivo de operações das Olimpíadas, Marco Aurélio Vieira.

De acordo com o ministro George Hilton, além da divulgação de Foz do Iguaçu, a passagem da tocha na cidade integrará a região trinacional. "Convocaremos representantes da Argentina e Paraguai para participarem da festa, pois este será um momento histórico aqui na fronteira", concluiu. 

 
Previous slide
Next slide