Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu vai sediar novamente o Congresso de Suinocultura

Previous slide
Next slide

O 1ª Congresso Latino Americano de Suinocultura e Sustentabilidade Ambiental/COLASSA, que reuniu mais de 500 profissionais e estudantes, será realizado novamente no Parque Tecnológico Itaipu em 2012. O anuncio foi feito pelo superintendente de Energias Renováveis, Cícero Bley Junior, que aproveitou para fazer do sucesso da edição deste ano. Durante os três dias de atividades, o COLASSA 20110, realizado no Cineatro Barrageiro, na usina de Itaipu, contou com participantes de toda a América do Sul e assistiram às palestras, oficinas e exposições dos trabalhos técnicos.

Para o professor e coordenador do evento, Elias Garcia, isso confirma a importância que o COLASSA teve para professores, estudantes e produtores. “Nós tínhamos, inicialmente, uma preocupação com o número de participantes, mas isso se dissipou logo na abertura, tivemos caravanas de várias cidades e ano que vem teremos outro, o que comprova que o congresso superou as expectativas” comentou Elias.

O evento, que teve como foco a economia pelo biogás e a agricultura de baixo carbono, agradou. Para o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos – ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, o COLASSA foi oportuno e discutiu questões pontuais. “Os produtores de suínos não são mais apenas produtores, são empresários do setor, por isso eventos como esse são bons para mostrar o que está acontecendo. Discutir a regulamentação do biogás, por exemplo, é muito importante, é uma questão atual e que pode se tornar uma fonte de lucro para o produtor” lembrou Lorenzi.

Caravanas de várias cidades do Brasil vieram para o COLASSA, além de participantes de outros países, que assistiram as falas e também apresentaram trabalhos científicos. “As caravanas mostram a força da Associação Paranaense de Suinocultores, que conseguiu reunir produtores de muitas regiões do Paraná para estarem no congresso”, ressaltou o presidente da associação de suinocultores do Paraná, Carlos Francisco Geesdorf.

Durante todo o evento os participantes estavam cercados das belezas do Parque de Itaipu e no último dia do evento, sexta-feira (29), foram presenteados com um passeio por todo o complexo, uma forma do Parque Tecnológico de Itaipu – PTI.

Organização – A iniciativa da realização do COLASSA é da Itaipu Binacional, Associação Paranaense de Suinocultores e do Instituto Brasileiro de Pesquisa para o Desenvolvimento da Suinocultura Sustentável/INBRADESS. O evento encerra no dia 30 com palestra sobre o Plano de Baixo Carbono e Tratamento de desejos animais estabulados. 

Previous slide
Next slide