Previous slide
Next slide

Foz é finalista ‘Destaque de Destinos Inteligentes’ no Prêmio Ibero-Americano (DTI)

Cidade também concorre com mais seis iniciativas na premiação. A entrega dos títulos será na Feira Internacional de Destinos Inteligentes, dos dias 17 a 19 de março, em Curitiba.
Previous slide
Next slide

Com seis estratégias concorrendo ao Prêmio Ibero-Americano de Destinos Inteligentes (DTI), Foz é a cidade brasileira recordista na apresentação de iniciativas inovadoras no turismo e uma das finalistas ao título de cidade ‘Destaque’ de 2023 de ações na área. 

A entrega da premiação acontecerá durante a durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), dos dias 17 a 19 de março, em Curitiba.

Sede de uma das sete maravilhas da natureza do mundo, a cidade concorre ao Prêmio com iniciativas implementadas pela Prefeitura, Sebrae e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), sendo duas indicadas por cada instituição. Entre as ações estão o projeto Foz Conhecendo Foz (Secretaria de Turismo), Conecta IGU (PTI)  e Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência (Sebrae).

Foz concorre aos títulos com outros municípios do Brasil, Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México e Chile, países que integram a Rede Ibero-Americana de Cidades Inteligentes. A Espanha também participa da estratégia como colaboradora.

Parceria

O protagonismo de Foz do Iguaçu na premiação reflete a parceria e integração das instituições da cidade na promoção do destino, com a articulação de ações que beneficiam moradores e turistas.

“Todas essas iniciativas estão interligadas e se conversam entre si, e essa conexão orgânica prepara o município para se transformar em um destino turístico inteligente. Temos um potencial incrível e uma gestão comprometida em transformar a cidade em referência turística inteligente no mundo”, reforçou o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana.

Para o diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites, “o turismo brasileiro será transformado por meio da inovação!”.

“Um de nossos projetos indicados, o Conecta IGU, em parceria com a Embratur, está acelerando startups que propõem soluções inovadoras com o uso da tecnologia para os atender aos desafios do setor turístico no Brasil e o outro, do CTI Acessível, adotou novas tecnologias para adaptação de espaços e capacitação de pessoal para receber pessoas com deficiência auditiva e visual, e mobilidade reduzida”, acrescentou.

Maisa Silvestre, gestora de Projetos em Turismo e Smart Cities do SEBRAE/PR, ressaltou que a premiação também funciona como mais uma estratégia de promoção do destino. “Ser finalista em um prêmio dessa envergadura é um reconhecimento da qualidade e relevância da atuação do SEBRAE Paraná; essa conquista não apenas enaltece o trabalho dos atores, mas também valoriza o ecossistema local, impulsiona o destino turístico, inspira empresários a investirem em inovação e fortalece a comunidade”, pontuou.

“Além disso, a visibilidade gerada atrai a atenção de turistas em busca de experiências autênticas e diferenciadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a promoção do turismo responsável”, complementou Maísa. 

Evolução

Para o prefeito, Chico Brasileiro, participar de mais uma premiação representa a evolução da cidade na adoção das iniciativas para transformar a cidade em um DTI.

“É a prova que a cidade está cada vez mais preparada para avançar na implementação de um destino sustentável, inteligente e inclusivo e isso é resultado de um trabalho feito em parceria com as instituições e com o compromisso de tornar a cidade um exemplo mundial”, afirmou.

Além de já ter conquistado o distintivo como cidade destaque DTI, Foz também recebeu no ano passado o selo ouro de ‘Boas Práticas em Cidades Inteligentes’, da plataforma Connected Smart Cities (CSC) e da Consultoria SPIn Soluções Públicas Inteligentes. 

O termo DTI é uma estratégia adotada pelo Ministério do Turismo que busca incentivar os municípios a avançarem na execução de iniciativas para aperfeiçoar, em várias áreas, os destinos do país.

Para conquistar o distintivo, é necessário cumprir vários critérios e etapas da estratégia, entre elas, oferecer espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.

FIDI

A FIDI é organizada pelo Instituto Cidades do Futuro (ICF) e pela Fundação Ciudad de La Plata (ambas instituições argentinas), e contam com o apoio da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, do Ministério do Turismo do Brasil, CNC-Sesc-Senac, Sebrae, Ministério do Turismo do Estado do Paraná e Fecomércio.

O encontro receberá autoridades públicas, profissionais e empresas líderes de todo o mundo, que compartilharão experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destino Turístico.

Confira as iniciativas de Foz:

Sistema de Inteligência Turística de Foz do Iguaçu – Profissionalização da Gestão Turística no Destino | Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos | Foz do Iguaçu – Brasil;

Foz conhecendo Foz | Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos | Foz do Iguaçu – Brasil;

CTI Acessível | Fundação Parque Tecnológico Itaipu | Foz do Iguaçu – Brasil;

Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes | Sebrae – Escritório de Foz do Iguaçu – Regional Oeste do Paraná | Foz do Iguaçu – Brasil;

Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência | Sebrae – Escritório de Foz do Iguaçu – Regional Oeste do Paraná | Foz do Iguaçu – Brasil;

Conecta IGU | Fundação Parque Tecnológico Itaipu | Foz do Iguaçu – Brasil;

Previous slide
Next slide