Previous slide
Next slide

Foztrans atende reivindicações da ACIFI sobre Estarfi

Previous slide
Next slide

A diretoria do Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – acatou duas das reivindicações feitas pelos associados da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), relativas ao novo sistema de estacionamento regulamentado (Estarfi) que ainda neste primeiro semestre passará a ser operacionalizado por meio de parquímetros. Duas reuniões foram realizadas na ACIFI para debater o assunto, primeiramente com a nova diretoria da associação, encabeçada pela empresária Elizangela de Paula Kuhn. Nesta quarta-feira (20) aconteceu o segundo encontro, desta feita com a participação também de empresários e representantes de entidades empresariais diretamente interessadas nesse assunto.

Pela proposta inicial, o Foztrans sugeria a extensão do horário de estacionamento regulamentado: das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados. Hoje, o estacionamento funciona de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 12h aos sábados.

Segundo o diretor superintendente do instituto, a extensão do horário atende a necessidade de adequação dos turnos das orientadoras do Estarfi, bem como ampliar o período de rotatividade para garantir mais vagas disponíveis aos iguaçuenses.

No entanto, após discutir com empresas associadas e também com a Associação dos Comerciantes da Avenida Brasil, a presidente da ACIFI demonstrou preocupação com a redução do horário de carga e descarga de mercadorias para os lojistas, que hoje começa às 18h e prossegue até às 9h da manhã seguinte. A preocupação foi compartilhada pelo presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Brasil, José Matiuc, que participou da reunião a convite da ACIFI.

Após a exposição de motivos, o diretor superintendente do Foztrans, Ailton José de Faria, acatou o pedido e ficou estabelecido que a extensão de horário será das 8h30 às 19h (de segunda a sexta-feira) e das 8h30 às 14h (aos sábados).

Esse novo horário deverá entrar em funcionamento a partir do início da operacionalização do novo sistema de estacionamento regulamentado, através de parquímetros. O diretor de Trânsito e Sistema Viário do instituto, Ali Hussein Safadi explicou que as mudanças visam atender a necessidade de garantir mais vagas de estacionamento na região central da cidade. Atualmente, o Estarfi conta com 1.500 vagas, sendo que 8%, por força da legislação em vigor no município, devem ser destinadas aos idosos e portadores de necessidades especiais.

Safadi informou que 200 equipamentos serão instalados na área de abrangência do Estarfi, sendo que haverá pontos de venda dos bottons – que o motorista poderá adquirir previamente para os créditos necessários – em cada quadra onde houver o parquímetro. Além disso, afirmou Safadi, as orientadoras também terão bottons administrativos que podem ser acionados a pedido de motoristas que não dispuser de moedas ou seu próprio botton.

Outra solicitação da ACIFI foi para a extensão do período de tolerância, primeiramente sugerida em cinco minutos, para que o motorista possa acionar com calma o novo sistema e, também, poder realizar pagamentos ou compras rápidas sem maiores ônus. O diretor superintendente do Foztrans, então, acatou o pedido e definiu em dez minutos o período de tolerância para iniciar a cobrança do estacionamento regulamentado.

Vila Portes – Os empresários da Vila Portes serão consultados sobre a necessidade de instalação dos parquímetros para regulamentar as vagas existentes hoje naquele centro comercial. Segundo revelou o empresário e membro do Conselho Superior Deliberativo, Laudelino Pacagnan, a maior dificuldade enfrentada hoje pelos comerciantes é no período da manhã. Isto porque, conforme explicou há muitos motoristas que deixam seus veículos estacionados por horas nas ruas da Vila Portes e seguem para o Paraguai. “Temos que chegar bem antes das 8 horas, colocar nossos carros antes que as vagas sejam ocupadas, para liberar perto das 9 horas, quando começa o movimento”, exemplificou o empresário.

A pedido de Elizangela, Pacagnan vai agendar uma reunião com os empresários daquela região para que seja amplamente debatida a possibilidade de instalação dos parquímetros também naquela localidade.

Previous slide
Next slide