Search

Frente fria intensa trará geadas e temperaturas próximas de 0°C ao Paraná na próxima semana

Massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil e deve provocar frio intenso em diversas regiões do Estado.
Primeira onda de frio chega ao Paraná semana que vem com termômetros perto de 0ºC Foto: Ana Tigrinho/AEN

O Paraná se prepara para enfrentar a primeira onda de frio intenso de 2025. Entre quarta-feira (28) e o início de junho, uma massa de ar polar avançará pelo Sul do Brasil, provocando quedas acentuadas de temperatura em todo o Estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), há previsão de geadas e mínimas próximas de 0°C, especialmente nas regiões Sul, Centro-Sul e Sudeste.

Frio intenso e possibilidade de geadas

Antes da chegada do frio, pancadas de chuva e temporais localizados, com rajadas de vento, devem atingir várias regiões do Paraná. A frente fria prevista para a próxima semana atravessará o Estado rapidamente e, em sua retaguarda, uma massa de origem polar avançará, trazendo uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas. O meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, alerta para o risco alto de geadas, principalmente nas faixas Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. O risco se estende com moderada intensidade para as regiões Noroeste e Norte do Estado. Na metade Sul do Paraná, podem ocorrer geadas de forte intensidade.

Previsão para Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, a previsão indica temperaturas mínimas em torno de 4°C durante o período. A cidade também deve registrar pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite, antes da chegada do frio mais intenso. A umidade relativa do ar variará entre 54% e 97%, com precipitação acumulada de 6,8 mm e probabilidade de ocorrência de chuva em 98%.

Monitoramento e orientações

O Simepar recomenda que a população acompanhe o Alerta Geada, disponível na página inicial do site do Simepar (www.simepar.br), que traz informações sobre locais e intensidade de geada com 72 horas de antecedência em todo o Paraná. O Alerta Geada é um serviço realizado desde 1995 pelo Simepar em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR).

Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar fornece dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, facilitando ações de resposta a situações extremas. A previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses está disponível no site do Simepar, com duas atualizações diárias. Para cada cidade, é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Com Informações: Simepar e AEN
Foto: Ana Tigrinho/AEN