Previous slide
Next slide

GarantiOeste será instalada nesta quinta-feira (12)

Previous slide
Next slide

Após mais de 18 meses de estudos de viabilidade e de planejamento, visitas a entidades brasileiras, argentinas e europeias, e participação em dezenas de reuniões preparatórias, será instalada nesta quinta-feira (12) a GarantiOeste – Sociedade Garantidora de Crédito que facilitará acesso ao crédito para micro e pequenos empresários de 50 municípios da região. A iniciativa une as associações comerciais e industriais de Foz do Iguaçu (ACIFI), Cascavel (ACIC) e Toledo (ACIT), e também o Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste do Paraná (IDR-Oeste), com parceria da Caciopar e do Sebrae.

A solenidade de instalação da GarantiOeste acontecerá às 19 horas, no auditório da ACIFI e reunirá todos os membros da nova entidade, bem como lideranças empresariais, locais e regionais.  A expectativa é que a GarantiOeste comece suas atividades a partir de abril de 2010 e, em cinco anos atinja entre 1,5 mil e 1,7 mil associados.

O presidente da ACIFI, Rodiney José Alamini, destacou que a formação da entidade ajudará na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito em condições de preço e prazo adequados aos investimentos da empresa, uma das maiores problemáticas enfrentadas por micro e pequenos empresários.

Visando conhecer melhor esse sistema, representantes da ACIFI já visitaram algumas sociedades de garantia de crédito no Rio Grande do Sul; em Buenos Aires (Argentina) e também na Europa. Em setembro deste ano, o presidente da ACIFI participou da missão empresarial paranaense que acompanhou o Fórum Ibero-Americano de Sistema de Garantia de Crédito e Financiamento para micro, pequenas e médias empresas, realizado em Lisboa (Portugal).

"O que vimos na Europa foi o dinheiro público chegando rápido ao empresário, pois ele (que dirige a sociedade) conhece as empresas e tem condições de responder rapidamente a isso. No banco, quando a pessoa vai, o gerente começa a criar dificuldade para empurrar o cheque especial no final", disse o presidente da Acifi, Rodiney Alamini.

Alamini acentuou que o Brasil, em relação a outros países da América Latina, está muito atrasado quanto ao aproveitamento desse sistema para favorecer as empresas através da garantia de crédito.

Previous slide
Next slide