Search

Gincana "Jovens Vencendo as Drogas" reuniu comunidades terapêuticas e da saúde mental

A Secretaria da Juventude e o Conselho Municipal sobre Drogas realizaram no último sábado (28) a II Gincana Cultural e Esportiva “O Jovem Vencendo as Drogas”. A competição reuniu as comunidades terapêuticas e toda a rede de saúde mental da cidade, marcando também o encerramento das atividades desenvolvidas em 2009 entre os adictos das casas de recuperação. A programação foi bastante dinâmica e durou o dia todo na Chácara Francisco Maram, no Jardim Niterói. O Caps-AD, a Casa Mão Amiga e os adictos do Hospital Vera Cruz também participaram do evento.

A equipe do Programa Atitude participou das atividades nos momentos recreativos e musicais. O projeto Expo Saúde que desenvolve uma consciência sobre qualidade de vida, instalou estações na chácara para os participantes fazerem uma avaliação das condições físicas e descobrir a idade biológica. O projeto foi realizado por profissionais da saúde, com a coordenação de Bárbara Arco Verde. 

As equipes foram formadas pelas cores verde, amarela, azul e vermelho distribuídas entre os adictos das diferentes comunidades. A equipe amarela ficou em primeiro lugar com 45 pontos, seguida pela equipe verde, vermelha e azul. Os três primeiros lugares ganharam medalhas e troféus.

De acordo com o secretário municipal da Juventude e Antidrogas, Sidnei Prestes Junior, “o objetivo da II Gincana e das ações da Secretaria da Juventude e departamento sobre drogas é ressocializar e integrar os dependentes e mostrar que é possível realizar disputas saudáveis e que eles têm potencial físico e psicológico para desenvolver atividades sociais e mentais”.

O plano de ação para combater o uso das drogas em 2010 já está sendo traçado pela Secretaria da Juventude, Trabalho e Antidrogas. “A meta é reduzir ainda mais o número de jovens envolvidos com as drogas e criar mais oportunidades de trabalho”, indicou Sidnei Prestes.