Previous slide
Next slide

Governo do Paraná reclama posse de área das Cataratas do Iguaçu

Previous slide
Next slide

 

Foi com surpresa que o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, recebeu a notícia de que o Governo do Paraná alega ser o detentor de 448 alqueires do Parque. E para tentar provar isso, a Procuradoria Geral do Estado do Paraná fez o registro, no último dia 2 de fevereiro, da área onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. 

 

A ação foi feita pelo procurador geral do Estado do Paraná, Julio Cesar Cardozo, junto ao Cartório de Registro de Imóveis 2° Ofício de Foz do Iguaçu. Desta forma, o governador Beto Richa, representado pelo procurador-geral, reclama a posse das terras onde está localizada uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza ao povo do Paraná. 
 
 
Foto: Divulgação
Governo do Paraná alega ser detentor de 1.008 hectares do Parque Nacional do Iguaçu

 
Para o Assessor Especial para Assuntos Fundiários do Estado, Hamilton Serighelli, os 1.008 hectares adquiridos pelo governo do Paraná ainda em 1919, através do Presidente (como era chamado o governador na época) Affonso Camargo após negociação com o então proprietário das terras, Jesus Val, nunca foram transferidos para o Governo Federal. Camargo desapropriou o local através do decreto 653 de julho de 1916, depois da visita do aviador Santos Dumont ao Paraná. De acordo com o decreto, os 448 alqueires, ou 1.008 hectares seriam reservados para um parque estadual. Mas em 10 de janeiro de 1939 foi criado o Parque Nacional do Iguaçu, por meio do decreto 1.035. O segundo parque nacional criado no Brasil.

E é justamente por isso que Pegoraro se mostra tranquilo com esta situação. “O Parque está legalmente constituído, é o que menos tem problemas fundiários, um dos que mais arrecada e muitos outros conceitos positivos”, afirma. Ele disse ainda não saber dos objetivos do governo estadual com isso. “Não sabemos quais são seus pleitos, mas acho que deve haver uma conversa entre os governos, estadual e federal, e estamos à disposição para participar desta conversa”, concluiu.

Serighelli garantiu, em entrevista à rádio CBN nesta segunda-feira (23) que a área pertence ao Paraná. “A área pertence ao Paraná. O governador quer que o povo do Paraná seja mais respeitado e mais ouvido na questão do Parque”, disse.

Previous slide
Next slide