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Grifes paranaenses levam moda e estilo para o Rio-à-Porter

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A moda paranaense será representada por quatro grifes no espaço Moda Paraná no Rio-à-Porter – Salão de Negócios de Moda e Design do Fashion Rio, que acontece de 29 de maio a 1º de junho, no Cais do Porto, Rio de Janeiro. O evento oficial da semana de moda carioca vai reunir 250 expositores que apresentam as novidades para o Verão 2011, em um grande showroom. As empresas Gôra e Lafort, de Curitiba; Perfect Way, de Maringá; e Richini, de Cianorte, vão expor o melhor da moda produzida no Estado, ao lado das principais grifes nacionais.

Pela segunda vez, o Sebrae/PR apoia o evento com o Espaço Moda Paraná, uma ação que reforça a estratégia desenvolvida pela entidade para consolidar o Estado como produtor de moda e referência de qualidade e estilo, também no cenário nacional.
 
Segundo dados da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em todo o Estado, existem 5,5 mil empresas ligadas ao setor do vestuário. Essas empresas produzem anualmente cerca de 150 milhões de peças e geram faturamento de R$ 4 bilhões ao ano.
 
Identidade paranaense – As empresas Lafort, Perfect Way e Richini participaram do Rio-à-Porter na edição realizada em janeiro e voltam para o evento, que agora traz as tendências para o verão. A estreante do grupo é a grife Gôra, que participa pela primeira vez do salão de negócios do Fashion Rio. A sócia-proprietária da empresa, Charlene Gora, avalia a participação no evento como um investimento. “Nossa expectativa é muito boa, principalmente na questão de visibilidade da marca”, diz.
 
Charlene Gora conta que, para 2010, a empresa mudou a atuação no mercado. “Nós começamos no formato de varejo e este ano nós estamos atendendo apenas o atacado. Para isso, passamos a estudar quais as principais feiras e eventos, em todo o Brasil, como uma estratégia para trabalhar os canais de vendas, além dos representantes que já temos da marca. E o Rio-à-Porter é uma ótima oportunidade para chegar ao lojista”, observa a sócia-proprietária da Gôra. A marca, que entrou no mercado em 2008, mesclando o conceito de moda, design, arte e arquitetura, produz moda feminina. “Nós retratamos a elegância, o conforto e a versatilidade da mulher moderna e atual”, cita Charlene Gora.  
 
Em 2010, a Lafort volta a expor no Rio-à-Porter. Segundo Irit Czerny, a participação da grife em outras edições do evento foi fundamental para abrir novos mercados. “Queremos firmar a marca e realizar novos contatos em estados que ainda não atuamos. Além de experiência, participar em outras edições do Rio-à-Porter foi importante para fechar negócios com estados do nordeste, regiões que antes não tínhamos contato”, cita como exemplo a empresária. “Hoje, temos clientes que ligam e perguntam se vamos participar do Rio-à-Porter”, completa Irit Czerny.
 
Hoje, a Lafort emprega cerca de 200 funcionários. Ainda na avaliação da empresária estar em um evento que é referência em moda contribui para o posicionamento do Paraná como um estado produtor de moda.
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