Previous slide
Next slide

GT-Saúde discute prevenção contra gripe A na fronteira de Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Funcionários dos aeroportos de todo o país estão se prevenindo. Na foto, imagem do aeroporto JK

O Grupo de Trabalho Itaipu/Saúde discute nesta terça-feira (19), nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a criação de materiais informativos com dados sobre a gripe A. A doença, provocada pelo vírus H1N1, ficou conhecida no primeiro momento como gripe suína.

A proposta da Comissão de Influenza do GT-Saúde é elaborar materiais com informações básicas sobre os sintomas da doença e como evitar o contágio, incluindo também números de telefones e locais onde as pessoas podem procurar ajuda em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. Todo o material será produzido nos três idiomas falados na tríplice fronteira: português, espanhol e guarani. A sugestão do grupo é criar spots de rádio, vídeos para serem veiculados pelas redes de televisão, cartazes e panfletos para serem distribuídos na região de fronteira.

Segundo o coordenador do GT Itaipu/Saúde pelo lado brasileiro, Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o objetivo é sensibilizar a população para os riscos decorrentes de uma epidemia na região, bem como informar sobre as medidas a serem tomadas para evitar o contágio. “Assim, caso tenhamos casos da gripe A na tríplice fronteira, atenuaremos seus efeitos. Com esta mesma estratégia conseguimos resultados positivos no combate à dengue em anos anteriores”, disse Joel.

Além da apresentação dos materiais informativos, o grupo fará uma análise da situação epidemiológica da gripe A nos três países. 

As reuniões – As reuniões do Grupo de Trabalho são realizadas mensalmente e reúnem trabalhadores e gestores da saúde dos níveis municipais, estaduais e federais do Brasil, Paraguai e Argentina. O objetivo é debater problemas comuns na área da saúde, visando a promoção de ações articuladas e coordenadas para maior efetividade. Um exemplo é o seminário sobre prevenção e controle da tuberculose, que será de quarta a sexta-feira (20 a 22), no Refúgio Biológico Bela Vista. O evento reunirá técnicos de saúde dos três países.

Previous slide
Next slide