Previous slide
Next slide

Guias de turismo de SP se capacitam para a Copa de 2014

Previous slide
Next slide

A ABAV São Paulo e o Centro Paulo Souza se uniram para promover a capacitação de guias de turismo do estado. O objetivo é certificar profissionais que já têm experiência no mercado, mas não estão oficialmente preparados para atuar no setor.

“O guia de turismo é a única profissão dentro do turismo que é regulamentada e por isso exige certificação. No entanto, há muitos profissionais que atuam no mercado sem essa formação técnica, apesar de já terem total conhecimento e experiência na área. Hoje existem em São Paulo apenas 1.300 guias certificados”, diz o presidente da ABAV São Paulo, Edmar Bull.

O processo de certificação vai acontecer na sede da ABAV, em São Paulo, onde alguns profissionais receberão treinamento sobre ética, códigos de conduta, formas de atuação, questões legais e outros temas. “Vamos focar em assuntos relacionados a comportamento e a conhecimento técnico, já que esses guias possuem experiência no mercado. A idéia é enriquecer suas aptidões. É servir como complemento. Queremos profissionalizar o setor e preparar esses profissionais para os grandes eventos que vão acontecer no Brasil e em São Paulo nos próximos anos, especialmente a Copa de 2014”, acrescenta o presidente da ABAV-SP.

Agências e operadoras terão papel fundamental neste processo. Segundo Edmar Bull, são elas que vão referendar o guia de turismo e indicar quem deve ser priorizado no projeto de capacitação. “Essas empresas já têm sua equipe de guia de turismo formada e por isso podem sugerir alguns nomes para o treinamento”, explica.

Preparativos – A primeira reunião para estreitar as premissas do projeto aconteceu na segunda-feira (13), na sede da ABAV, em São Paulo. Participaram do evento o presidente da ABAV-SP, Edmar Bull, o gerente executivo da ABAV-SP, Shigeru Tamura, a coordenadora de Cursos da ABAV-SP, Raquel Patti, a coordenadora de Projeto de Certificação dos Guias de Turismo do Centro Paulo Souza, Esmeralda Serpa, a professora de Legislação do Centro Paulo Souza, Kely Rocha e representantes de três agências de viagens: Terra Nobre, Check Point e Pomptur.
 

Previous slide
Next slide