Previous slide
Next slide

Hipertensos e diabéticos poderão retirar medicamentos gratuitos

Previous slide
Next slide

 

A partir do próximo dia 14, diabéticos e hipertensos poderão retirar os medicamentos gratuitamente em 12 farmácias populares credenciadas no município. Segundo o secretário de Saúde, Chico Brasileiro, “a medida anunciada pelo Ministério da Saúde significa redução de custos para o sistema e desafoga as farmácias do SUS/Foz. Para facilitar o acesso das pessoas a este benefício, estamos divulgando a lista dos estabelecimentos”.
 
Com a medida, o acesso aos remédios para o controle dessas doenças deve ser ampliado especialmente entre pacientes da rede particular que hoje estão fora dos programas de prevenção oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  Para ter acesso aos medicamentos as pessoas devem apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médica.
 
Atualmente, pelo programa Farmácia Popular o governo paga 90% do valor desses medicamentos e o cidadão tinha de arcar com o restante. As 15 mil farmácias e drogarias privadas conveniadas ao programa em todo o país tem até o dia 14 de fevereiro para se adaptarem à medida.
 
Um dos principais problemas de saúde pública no País, a hipertensão arterial acomete cerca de 30% da população brasileira. Chamada de "assassina silenciosa", a pressão alta é traiçoeira porque, normalmente, não apresenta sintomas e só provoca mal-estar quando já prejudicou bastante o organismo. A ausência de qualquer indício de problema faz com que metade dos hipertensos desconheçam que estejam doentes.
 
Para a diretora de Atenção Básica à Saúde de Foz do Iguaçu, Lisete Palma de Lima, existe um grande percentual de hipertensos que os programas preventivos não conseguiram ainda alcançar. "Estima-se que 20% da população com mais de 40 anos tenham hipertensão. No município, entre os cadastrados e monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) são aproximadamente 20 mil pessoas, um número ainda bem longe do preconizado pelos órgãos de saúde", afirma.
 
Em Foz do Iguaçu, o controle e o acompanhamento de pacientes hipertensos pelo SUS são realizados por meio do programa Hiperdia (Programa de Controle e Monitoramento da Hipertensão e Diabetes). O atendimento e o acesso à medicação são gratuitos. "O programa dispõe de uma equipe de médicos e enfermeiros capacitados para atender esse atendimento e é desenvolvido em parceria entre governo federal e Secretaria Municipal de Saúde", diz.
 
Na avaliação da diretora, a ampliação dos medicamentos gratuitos pelo programa Farmácia Básica é uma boa notícia, pois trata-se, de mais uma opção para o controle da doença. "Quanto mais facilidade as pessoas tenham à medicação e de gratuitamente melhor as possibilidades de tratamento", destaca.
 
A hipertensão arterial não tem cura e, se não for controlada, ao longo dos anos pode trazer como consequência problemas graves como derrames, doenças do coração entre elas infarto, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito) -, insuficiência renal ou até falência dos rins, e alterações na visão que podem causar cegueira.
 
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos devem ser beneficiados com a medida de disponibilizar a medicação gratuitamente pelo programa Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, a oferta gratuita desses remédios só foi possível graças a um acordo negociado entre o governo e o setor farmacêutico. No total, o programa inclui outros 21 medicamentos.
 
As farmácias populares:
Centro
Farmaútil – Avenida Brasil, 46, telefone 3572 1363
Farmácia Vida Line, Rua Rui Barbosa, 1.032, telefone: 3523 2005  
 
Vila Maracanã
Farmácia Cooperfarma, Avenida República Argentina, 1.840, telefone 3523 0989
 
Jardim São Paulo
Farmácia Globão, Avenida República Argentina, 770, telefone, 3523 5757
 
Jardim das Nações
Farmácia Brasil – Avenida José Maria de Brito, telefone 3528 9672
 
Vila A
Farma  A, Rua Ariranha, 252, telefone 3524 4040
 
Jardim Santa Rosa
Farmácia Globão, Avenida Sílvio Américo Sasdelli, 1.685, telefone 3524 2424.
 
Jardim Petropólis
M.A. Jomaa – Drogaria, Rua Porto Alegre, 234, sala 1, telefone 4141 355
 
Jardim Lancaster
Utilfarma, Avenida Américo Sasdelli, 1.999,  telefone 3038 4224
 
Três Lagoas/Novo Mundo
Cooperfarma,  Avenida Gramado, 1.250,  telefone 3577 1752
 
Parque Ouro Verde
Farmácia Foz Line – Avenida General Meira, 2631, sala 1, esquina com Avenida Safira, telefone 3527 4747
 
Jardim das Flores
Farmaútil, Avenida Morenitas, 732, telefone 3527 4746 
Previous slide
Next slide