Previous slide
Next slide

IAP atende ocorrência em Matelândia

Previous slide
Next slide

O Governo do Município de Matelândia solicitou ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) uma visita à cidade, para auxiliar o município quando as necessidades sofridas atualmente, onde os moradores da região tiveram árvores danificadas com o temporal de 2009.

De acordo com o chefe do IAP, Irineu Ribeiro, os proprietários poderão fazer estaleiros do material lenhoso em suas propriedades para que o Instituto faça, nos próximos meses, a vistoria e medida da madeira. O chefe ainda cita a Instrução Normativa 04 do Ministério do Meio Ambiente, que estabelece o limite de até 10m³ de madeira para utilização em sua propriedade, com fim de subsistência como queima no fogão a lenha, aquecedores ou ainda para confecção de palanques em cercas, por exemplo.

Foto: Joacir Suzin 
Chefe Regional do IAP, Irineu Rodrigues Ribeiro, prestativo às solicitações do Governo de Matelândia, liderado pelo Prefeito em Exercício Gilmar Motta da Costa

“É importante o trabalho realizado pelo município que preenche as guias e as apresenta ao IAP, evitando que os matelandienses tenham que se deslocar um a um, até Foz do Iguaçu, na sede do Instituto”, explica Irineu Ribeiro.

Os interessados em solicitar a liberação para utilização desta madeira devem procurar a Sede da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, no Centro de Desenvolvimento Econômico de Matelândia, onde serão encaminhadas as guias de solicitação e fornecidos demais esclarecimentos.

Readequação – O Chefe do IAP também levou ao munícipe outra boa notícia; a autorização provisória para a readequação de estradas, o que permite a liberação de recursos da ordem de 1,2 bilhão de reais oriundos do Governo Federal para este fim. Segundo o prefeito, a autorização é necessária para que se possa desenvolver o trabalho, já que o mesmo inclui a remoção de material vegetal às margens das estradas em diversos pontos.  

Assine a Newsletter do ClickFoz e receba as notícias de FOZ DO IGUAÇU E REGIÃO em seu e-mail

Previous slide
Next slide