Previous slide
Next slide

IAP fiscaliza e orienta pescadores e turistas no lago de Itaipu

Previous slide
Next slide

 

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) levou para o interior do Estado atividades de orientação aos turistas, pescadores e população local, dentro das atividades da Operação Verão 2012/2013. O objetivo é fiscalizar e orientar veranistas e pescadores, além de promover atividades de limpeza dos rios e educação ambiental. As atividades acontecem diariamente em diferentes regiões do Estado.

ITAIPU – No lago da represa de Itaipu a fiscalização, que não era feita há muitos anos pelo órgão, atendeu os municípios de Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon e Guairá. Além da fiscalização no lago, os pescadores foram orientados sobre a documentação necessária para praticar a pesca (licenças para pesca emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura) e os limites de pescado durante a piracema (época de defeso dos peixes).

Nesta ação, que ocorreu de 16 a 20 de dezembro, foram percorridos cerca de 250 quilômetros no lago com a apreensão de seis redes, 14 molinetes, três carretilhas, 24 carretéis e 17 varas. Mesmo com o número alto de apreensões, os fiscais aplicaram apenas um auto de infração por pesca irregular em Área de Proteção Ambiental (APA).

Também foram fiscalizados peixarias e mercados da região que vendem pescado. Além da Polícia Ambiental, participaram desta ação os escritórios regionais de Toledo, Foz do Iguaçu, Umuarama e Cianorte.

Previous slide
Next slide