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ICMBio busca posição do DNIT sobre asfalto na BR 469 em Foz do Iguaçu

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O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, enviou ofício ao Superintendente Regional ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT, José da Silva Tiago, buscando posição oficial e atualizada sobre a recuperação definitiva da BR 469 no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Anualmente o Parque recebe mais de um milhão de visitantes e a rodovia é passagem obrigatória para visitar as Cataratas do Iguaçu e outros atrativos locais. 

Foto: Assessoria
Br-469-Foz-do-Iguaçu
Foto mostra a péssima condição da BR-469 no interior do Parque Nacional do Iguaçu

BR 469 - Foz do iguaçuO ofício assinado pelo chefe da unidade, Jorge Pegoraro, informa que já foram encaminhados para a unidade local do DNIT, várias solicitações de operações “tapa-buracos” ou mesmorecuperação total da rodovia. O documento lembra ainda que no final de 2008, ocorreu reunião de trabalho com representantes do DNIT, definindo a confecção de projeto para a pavimentação dos 12 quilômetros do trecho da rodovia no interior do Parque, usando a tecnologia Whitetopping, ou seja, pavimento feito de concreto. Na ocasião o modelo foi escolhido em virtude da sua durabilidade e fatores ecológicos envolvidos.

Pegoraro define a situação da via de acesso às Cataratas do Iguaçu como extremamente precária. Quase todo o trecho está sem sinalização na pista e possui dezenas de buracos, sendo que alguns pontos o asfalto se esfarelou, restando somente pedra-brita. Nesses locais os veículos começaram a usar o acostamento para desviar dos buracos. O fato põe em risco a segurança de visitantes, fornecedores e funcionários das concessionárias que atuam na unidade.

 

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