A Receita Federal voltou a alertar os contribuintes: o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 se encerra às 23h59min59s do dia 30 de maio. A declaração refere-se ao ano-calendário de 2024.
Até agora, mais de 25 milhões de declarações já foram enviadas. A expectativa do órgão é receber, ao todo, 46,2 milhões de documentos até a data-limite.
Declaração pré-preenchida bate recorde
Um dos destaques deste ano é o uso da declaração pré-preenchida, oferecida pela Receita Federal para contribuintes com conta gov.br nível prata ou ouro.
Até o momento, 47,9% das declarações foram feitas por essa modalidade — o maior percentual já registrado. A ferramenta reduz erros e facilita o preenchimento.
Restituição: quem antecipa, recebe antes
Além dos grupos que têm prioridade legal na restituição — como idosos, pessoas com deficiência, portadores de moléstia grave e professores —, também terão preferência os contribuintes que:
- Utilizarem a declaração pré-preenchida;
- Indicarem uma chave Pix com CPF.
O primeiro lote de restituições será pago em 30 de maio, mesma data de encerramento do prazo para envio das declarações. Outros quatro lotes estão previstos até o final de setembro.
Como obter mais informações
Para esclarecer dúvidas e acessar orientações detalhadas, o contribuinte pode consultar o portal oficial da Receita, na seção Meu Imposto de Renda.