Previous slide
Next slide

Inscrições para o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia são prorrogadas

Previous slide
Next slide

As inscrições para o 23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, concedido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foram estendidas até o dia 20 de setembro. Neste ano, as áreas contempladas são as das Engenharias e Ciências Biológicas. Uma nova categoria foi incluída no Prêmio: a de Jornalismo Científico, que contemplará um jornalista que tenha se destacado pela realização de reportagem impressa ou eletrônica nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, veiculada em meios de comunicação do Paraná.

A premiação será feita durante o 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, realizado em parceria com a Universidade Estadual de Maringá, de 7 a 9 de outubro, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, Noroeste do estado.

“O prêmio já se consolidou como importante padrão de referência estadual e nacional ao reconhecer os pesquisadores que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico”, diz a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Prêmio contempla a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. Ele é atribuído a pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas, inventor independente e estudantes de graduação que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas – além de jornalista da área de ciência e tecnologia, pela primeira vez em 2009.

Poderão concorrer pesquisadores-cientistas, pesquisadores-extensionistas e estudantes dos cursos de graduação do Ensino Superior do Estado do Paraná, indicados por departamentos ou coordenações de curso, entidades de classe, institutos de pesquisas, empresas públicas e privadas, outras entidades e pesquisadores de renome.

Para a categoria de inventor independente, pode se inscrever pessoa física paranaense que seja inventor, obtentor ou autor de criação, independente de sua formação acadêmica. O invento deve promover a inclusão social e a geração de emprego e renda.

Na categoria de jornalismo científico, pode concorrer o jornalista, pesquisador ou professor, radicado no Paraná e com atuação comprovada em veículos de comunicação do Paraná. Para se inscrever, os interessados devem enviar à Secretaria dois exemplares originais do jornal ou revista com a reportagem impressa ou duas cópias em DVD da reportagem eletrônica.

As inscrições podem ser entregues ou enviadas por correio à Coordenadoria de Ciência e Tecnologia, na rua Pref. Lothário Meissner, 350, Jardim Botânico, CEP 80210-170, Curitiba – PR, até 20 de setembro de 2009. Mais informações podem ser encontradas no link: http://www.seti.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=31

O prêmio consiste em um diploma e um valor em dinheiro para custear a participação em evento científico internacional de livre escolha, no caso dos pesquisadores; um valor em dinheiro para custear participação em evento científico, curso de aperfeiçoamento ou aquisição de equipamentos, para o estudante e para o jornalista; prêmio em dinheiro para o inventor independente.

Encontro – Fazem parte da programação do Encontro conferências, mesa de debates, painéis científicos, apresentações de resultados dos projetos apoiados pelo Fundo Paraná, uma feira de produtos de projetos da SETI e de empresas incubadas, rodada de negócios, um painel sobre jornalismo científico e apresentações culturais.

A expectativa é que cerca de 3000 pessoas participem do evento, entre professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, representantes da sociedade civil e empresários, que poderão participar das rodadas de negócios e das conferências francesas.

O Encontro faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro e integra o calendário de eventos do Ano da França no Brasil. Duas comitivas da região francesa de Rhône-Alpes, compostas por pesquisadores, professores, autoridades políticas e representantes de empresas, participarão do Encontro, acompanhadas pela secretária Lygia Pupatto. A região de Rhône-Alpes tem um acordo de cooperação científica e tecnológica com o Estado do Paraná desde 2005.

Também faz parte da programação o 2º Painel de Jornalismo Científico, que tem como convidada a jornalista e pesquisadora Graça Caldas, que fala sobre o tema “Jornalismo científico: formação e mercado”. Graça é diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e professora da Universidade Metodista de São Paulo, da Unicamp e da Metrocamp. Já atuou em vários veículos de comunicação e é docente do Curso de Especialização em Jornalismo Científico, da Unicamp, e líder do grupo de pesquisa do CNPq “Comunicação Científica e Tecnológica – Mídia e Poder”.

Previous slide
Next slide