Previous slide
Next slide

Inventário Turístico será atualizado em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) dará início no dia 17 de agosto a pesquisa de campo para atualização do “Inventário da Oferta Turística”, um dos instrumentos necessários para o planejamento turístico local, e que atende a exigências do Ministério do Turismo. O trabalho é uma parceria entre a SMTU, o Instituto Polo Iguassu e a Guarda Municipal e será realizado até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

Foto: Rafael Guimarães
Ônibus Sightseeing do City Tour de Foz é uma das novas atrações turísticas de Foz do Iguaçu

Nos dias 17 e 18, das 8h30 às 12h, será feito um treinamento com os 10 pesquisadores e 02 coordenadores da pesquisa, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). E nos 10 últimos dias de trabalho, serão pesquisados estabelecimentos que funcionam no período da tarde e da noite. No total, serão visitados aproximadamente 1.500 locais, entre os quais: atrativos, hotéis, agências de turismo, estabelecimentos gastronômicos, empresas de eventos, de transporte urbano, rodoviário e aéreo. Também integram o inventário os serviços de comunicação, segurança, saúde, sistema educacional, lazer, esportes e entretenimento, além de serviços de apoio ao turismo. São levantados dados cadastrais, endereço, telefone, site, horário de atendimento, formas de pagamento, serviços disponíveis, entre outras informações.  

O objetivo da inventariação é manter um banco de dados atualizado para turistas e comunidade, disponibilizar informações aos Postos de Informações Turísticas (PITs), ao Teletur (0800-45-1516) e alimentar o portal da SMTU na internet: www.iguassu.tur.br. O trabalho resulta em um documento de mais de 200 páginas e, depois de concluído, ficará disponível aos interessados no portal, clicando-se em Inventário Turístico. A edição constante na página é a de 2014.  

Para o secretário de Turismo, Paulo Tremarin, “o Inventário é de suma importância para a secretaria e para o município, pois serve de base para o planejamento do turismo, para o repasse de informações corretas aos turistas, no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e à população de modo geral, que pode contar com dados confiáveis sobre a atividade turística”, destacou. “E é importante ressaltar a necessidade dos responsáveis pelos estabelecimentos receberem bem os pesquisadores e coordenadores, uma vez que o documento também é de utilidade para empresários e investidores, principalmente na tomada de decisões”, completou.

Segundo o diretor de Desenvolvimento do Turismo da SMTU, José Borges Bomfim Filho, “o trabalho servirá de base para o novo sistema do banco de dados que será utilizado pelos funcionários dos PITs e Teletur; posteriormente, as informações serão disponibilizadas em um aplicativo de celular com dados georeferenciados para todos os turistas e comunidade”.

Histórico – O Inventário da Oferta Turística teve início em Foz do Iguaçu em 1987. A primeira edição foi elaborada pela PARANATUR, órgão do governo do Estado. Em 1989, a responsabilidade pela ação passou a ser do município, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Turismo. Esta é a 10ª. pesquisa de campo realizada desde 1992, ano em que a FOZTUR era o órgão oficial de turismo do município, totalizando 22 edições lançadas ao longo dos anos.

O estudo é realizado pela Divisão de Estatística e Estudos Turísticos e integra o rol de pesquisas do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu.

Previous slide
Next slide