Search

Itaipu de cara nova em 2009 e muitas novidades

A proatividade, o planejamento e o foco na imagem institucional de Itaipu estão sendo a marca da atuação da Assessoria de Comunicação Social. Na última segunda-feira (6), as ações em desenvolvimento pela área foram apresentadas, resumidamente, pelo superintendente Gilmar Piolla (foto) à diretoria da empresa, em Curitiba.
 
Piolla mostrou aos diretores ações e projetos relacionados não apenas à comunicação, mas também ao turismo. “Todo o nosso trabalho é para que a opinião pública continue a ter uma imagem positiva da empresa e os visitantes vivenciem uma experiência agradável em Itaipu”, ressaltou o superintendente de Comunicação Social.
 
No ano em que a assinatura do Tratado de Itaipu completa 35 anos, o trabalho da Comunicação é frenético. Afinal, em 2009 completam-se também 25 anos do início da geração de energia. Para celebrar as duas datas, uma programação especial está sendo montada em caráter binacional. “Estamos nos programando para fazer uma bela homenagem à empresa e aos empregados”, afirmou Piolla.
 


Mudanças sutis deixaram a logomarca da Itaipu mais moderna

Comunicação visual – O ano de 2009 também vai marcar a substituição definitiva da antiga comunicação visual de Itaipu, com a implantação do novo símbolo na frota, nos documentos e na sinalização de todas as áreas da empresa.   
  
A nova comunicação visual começará a ser aplicada nos locais de maior visibilidade. O projeto piloto terá início em todo o percurso do Circuito Especial. Todos os totens serão substituídos. Ganham também nova identidade visual o PTI, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti e o Projeto VE, além da Unila, que já teve aprovada sua logomarca.
      
A nova logomarca de Itaipu, a propósito, tem tudo para correr o mundo em fotografias tiradas pelos visitantes. Isso porque o mirante do vertedouro ganhará um símbolo em três dimensões com a altura de uma pessoa e 22 metros de comprimento. “A ideia é que as pessoas, ao fotografarem o vertedouro e a barragem, registrem também a nossa logomarca e nos ajudem a difundi-la”, observou o superintendente de Comunicação.
 
“Como sabem as grandes empresas que já o fizeram nos últimos anos, implantar uma atualização de imagem institucional não é tarefa simples. Ainda mais quando se considera a força, a história e a presença que tem a marca Itaipu. Por isso, desde mudanças que parecem sutis à primeira vista, tais como o peso maior dado à  fonte e sua proporção como elementos da logomarca e tonalidades das cores básicas da logomarca, até outras alterações ainda mais radicais, como a adoção do grafismo das Águas da Integração, estão sendo feitas paulatinamente e conduzidas de forma consistente. Nosso objetivo é evitar o desperdício de materiais ainda existentes, mas promover a substituição da antiga imagem de Itaipu por outra ainda mais sólida, moderna e dinâmica”, assinala o publicitário Daniel Luís de Lara Reis, responsável pela área de Marketing e Publicidade.
 
Grife Itaipu e revitalização dos atrativos – A marca de Itaipu também será impressa em produtos que em breve estarão à venda na loja do CRV. Os protótipos dos produtos com a grife Itaipu já estão em fase de desenvolvimento. O visitante poderá encontrar camisetas, jogos americanos e canecas, bolsas, sacolas, bonés, entre outros, ilustrados com estampas alusivas à hidrelétrica. E para melhorar ainda mais a recepção aos turistas, será iniciada a segunda etapa da reforma do Centro de Recepção de Visitantes. Já dentro do CTI, as novidades serão a construção de um píer e um pórtico para o Kattamaram, obras de responsabilidade da empresa Macuco Ecoaventura.
 
No turismo, tem andamento o projeto de revitalização dos atrativos. Itaipu ganhará um novo Mirante Central (imagem abaixo), com formato abobadado, Pavilhão Panorâmico 360 graus, além do novo espetáculo de som e luzes, que contará com show de águas dançantes, projeção de imagens em cortina d´água e show de raio laser. Até a metade do ano, entrarão em funcionamento os novos ônibus – cinco deles do modelo double decker – adquiridos pela FPTI para transporte de visitantes.


Projeto de novo mirante

 

Fundo Iguaçu – A Assessoria de Comunicação Social continua coordenando o marketing do Destino Iguaçu. Uma das iniciativas mais esperadas dessa parceria com o trade turístico é a constituição do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, formado com a a contribuição de ingressos dos atrativos e da taxa de turismo dos hotéis. “A criação do Fundo Iguaçu vai dar sustentabilidade no médio e longo prazos para as ações de promoção e divulgação do nosso destino nos mercados regional, nacional e internacional”, afirmou Piolla.
 
Um ponto fundamental no trabalho de divulgação das ações, programas e da imagem institucional de Itaipu tem sido a participação da empresa em feiras e eventos regionais. Em 2009, Itaipu participará, como apoiadora ou organizadora, em um evento a cada três dias, em média. “A Itaipu Binacional participará, em 2009, de aproximadamente 110 eventos por meio de patrocínio, apoio institucional, estande ou organização. O calendário contempla, principalmente, eventos nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, na Bacia do Paraná 3 e outras importantes cidades do Paraná; em seminários e congressos do setor elétrico, com a atuação compartilhada com o Sistema Eletrobrás, em Feiras e Festivais de Turismo e em eventos de caráter socioambiental e tecnológico”, destaca Marta Costard, gerente da Divisão de Relações Públicas. Além disso, afirma, "as visitas institucionais também têm forte impacto na manutenção e na ampliação da imagem institucional.
 
Mídia – Quando o assunto é mídia espontânea, Itaipu tem se revelado uma usina de informações. Neste início de ano, já recebeu a visita de dezenas de equipes dos grandes veículos de circulação nacional, como UOL, Folha de S. Paulo, Estadão, e Viaje Aqui, além de quatro equipes estrangeiras (ZDFC, Discovery Canadá, Discovery USA e Al-Jazeera). E a usina abrigou, ainda, as gravações dos programas Hoje em Dia (Record), Eliana (Record) e Turma do Didi (Rede Globo), além da novela Mutantes, da Record.
 
“A Comunicação Social procura sempre manter a imprensa bem informada e ter com os profissionais da comunicação um relacionamento profissional e aberto. E isso gera ‘efeitos colaterais’ interessantes: Itaipu aparece muito – e de forma positiva – na mídia espontânea. E uma coisa leva a outra: a mídia positiva faz com que a usina seja hoje cada vez mais procurada para cenários de comerciais, de programas especiais e até de novelas ou seriados”, afirma o gerente da Divisão de Imprensa, Cláudio Dalla Benetta.

Na área da comunicação digital, são 14 projetos em andamento, sendo o maior deles a reformulação do portal de Intranet, O portal de Itaipu na Internet também passará por uma atualização de conteúdo. O programa Cultivando Água Boa terá um hotsite especial dentro do portal da empresa, para se tornar mais abrangente e interativo.
 
Quem deve ganhar, nos próximos dias, um novo portal de Internet, todo desenvolvimento em software livre, é a Fundação PTI. Outro portal que está pronto e deve ser lançado em breve é o do Complexo Turístico Itaipu, que vai permitir a comercialização de ingressos para a visitação em Itaipu. Os visitantes vão poder agendar seus passeios e comprar os ingressos antecipados com cartão de crédito. A nova comunicação visual também ganhará um hotsite em português e espanhol. Estão na linha de produção o portal do RH e da Universidade Corporativa Itaipu – UCI.
 
Já entre as ações de comunicação audiovisual, a previsão é concluir até o aniversário de Itaipu o projeto de atualização do atual filme institucional. Também deve estar concluída até o dia 17 de maio a versão de 7 minutos do filme institucional, para exibição na Iluminação da Barragem e em eventos diversos. Estão, ainda, na fila de produção um filme institucional sobre o PTI, em fase de edição final, e do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Além de outros vídeos de interesse das áreas, com o projeto piloto sobre as atividades da Informática e da Operação, dentre outros.
    
Banco de imagens e resgate da memória – Em parceria com a Superintendência de Informática, a Assessoria de Comunicação Social trabalha na montagem do seu Banco de Imagens, que terá uma mega-estrutura, com servidores dedicados e exclusivos, com alta capacidade de armazenamento, para arquivamento de fotos em alta resolução, vídeos e filmagens, entre outros. Os filmes antigos passarão por um processo de telecinagem e as fotos serão recuperadas e digitalizadas. “Com esse projeto, teremos a memória da comunicação social preservada”, disse Piolla.