JIE |
![]() |
Equipe da Record na Itaipu: os físicos Gerson Lucião (na esquerda de óculos), Daniel Santos (de vermelho no centro) e Wilson Pereira (de preto) e o produtor Maurício Guido de Oliveira (à direita) vão ficar até sexta-feira gravando na usina |
Itaipu vai figurar mais uma vez na telinha da Rede Record. Desta vez, o programa Tudo é Possível da apresentadora Eliana, Na ciência tudo é possível, vai mostrar de uma forma didática como é produzida energia. Para isso, três físicos muito ‘loucos’ contarão em um tom bem-humorado o passo a passo do funcionamento da usina hidrelétrica.
“Estamos fazendo uma série sobre produção de energia e começamos com a hidrelétrica”, explicou o físico formado pela Universidade de São Paulo (USP), Wilson Pereira, de 28 anos (à esquerda). E o lugar para estreia não poderia ser melhor. Ele e a equipe da Record fizeram gravações, na manhã desta quarta-feira (8), no G-5, onde são desenvolvidas as pesquisas em torno do veículo elétrico.
Até sexta-feira (10), a equipe vai passar por todas as partes de Itaipu e mostrar como é produzida a energia consumida por você leitor enquanto esta notícia é vista na tela do computador. “Queremos dar a informação de maneira correta, mas de uma forma atrativa, nada maçante”, disse Wilson. “A ciência é fantástica, a sua divulgação deveria ser assim também.”
Além de falar da produção de energia, com tomadas no alto da barragem, na cota 225, até o leito seco do rio, na cota 20, a Record vai contar como funciona a transmissão. Depois, se foca no investimento em ciência e tecnologia feito por Itaipu por meio da Fundação PTI. As matérias devem preencher três programas do “Tudo é possível”.