A apresentação dos novos Gol e Voyage, para concessionários da Volkswagen de todo o Brasil, na noite desta quarta-feira (25), confirmou que a usina de Itaipu é o cenário perfeito para grandes espetáculos. E a montadora soube valorizar Itaipu tanto no show de grafismos quanto nas peças publicitárias que mesclam gols, Neymar e os carros com cenas da usina.
A Volkswagen trouxe a Foz do Iguaçu cerca de 500 representantes de concessionárias de todo o Brasil, além de funcionários do marketing e os responsáveis pela reestilização dos veículos, num total de 650 pessoas. Trouxe, ainda, uma frota de cem gols e voyages, para um test-drive nas vias da usina.
Quatro diretores de Itaipu prestigiaram o evento: o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; a diretora financeira executiva, Margaret Groff; o diretor jurídico, Cezar Ziliotto; e o diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich. O diretor administrativo, Edésio Passos, não pôde participar porque representou Itaipu num jantar oferecido aos motoristas da empresa, que celebravam o seu dia.
Em discurso antes do espetáculo, no Mirante Central, a vice-presidente mundial de vendas e marketing da Volkswagen, Jutta Dierks, justificou a escolha de Foz do Iguaçu para o review. “A festa de lançamento combina com as paisagens vistas aqui”, explicou. E completou: “As Cataratas e Itaipu são orgulho nacional, assim como Gol e Voyage são orgulho da Volkswagen”.
Entre luzes, gols e voyages foram então mostrados ao longe, na ilha do Canal de Desvio. Em seguida, foi projetado um show de grafismos, com narração e – expressões típicas – do locutor Galvão Bueno. Projetadas por toda a ilha, as imagens formam bolas, que depois são arremessadas a traves, nos diversos tipos de gols, inclusive o "impossível".
“O torcedor sempre espera pelo gol”, diz o texto, fazendo depois analogia com os “gols” do Brasil na economia, educação e saúde. E elogia o “time de craques” que renovou o Gol, o carro que há 25 anos é líder de vendas no país, com 6 milhões de unidades vendidas, além um milhão exportado para 60 países.