Previous slide
Next slide

Itaipu entre que adotam princípios de empoderamento das mulheres

Previous slide
Next slide

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e o Pacto Global das Nações Unidas anunciaram na segunda-feira (21) os 39 primeiros signatários da Declaração de Apoio dos CEOs para os Princípios de Empoderamento das Mulheres – ‘Igualdade significa negócios’, lançados nas Nações Unidas em 8 de março de 2010.

Os altos executivos que se comprometem com a promoção da igualdade entre o homem e a mulher – pedra angular dos sete princípios de empoderamento das mulheres – são provenientes de todas as regiões do mundo, representando diversas empresas nacionais e multinacionais. Além da Itaipu Binacional, que representa o Brasil e o Paraguai, uma empresa brasileira faz parte desse grupo: a paranaense Copel – Companhia Paranaense de Energia.

A diretora-executiva da Unifem, Inés Alberdi, destaca: “Esses primeiros signatários da Declaração dos CEOs estão pondo em prática exatamente o primeiro Princípio de Empoderamento das Mulheres – liderança promove igualdade de gênero. Esses executivos contribuem grandemente para que os Princípios de Empoderamento das Mulheres ganhem força e se disseminem na cultura organizacional das empresas”.

A Declaração de Apoio dos CEOs encoraja o empresariado a usar os Princípios de Empoderamento das Mulheres como balizadores de ações que promovam e empoderem as mulheres em seus locais de trabalho, mercado profissional e comunidade, informando o progresso pelo uso de dados desagregados quanto ao sexo e outros benchmarks.

Os signatários enfatizam que o tratamento igual de mulheres e homens não é apenas a coisa certa a fazer – é bom também para os negócios, e precisa se tornar uma prioridade. Os princípios oferecem uma abordagem prática para a promoção das mulheres e mostra o caminho para um ambiente social e corporativo mais justo e próspero para todos.

Mais de 10 CEOs enviaram declarações reforçando seu comprometimento com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, além de aportarem suas assinaturas à Carta de Apoio dos CEOs.

Os atuais signatários apelam a outros líderes da comunidade empresarial global a unirem esforços. Para isso, uma ampla chamada será realizada na Conferência de Cúpula dos Líderes do Pacto Global das Nações Unidas, em 24 e 25 de junho, quando mais de mil CEOs, ministros, líderes da sociedade civil e a ONU se reúnem em Nova Iorque a fim de discutir como criar uma nova era de sustentabilidade – uma era onde temas ambientais, sociais e de governança estão profundamente integrados aos negócios a partir de fundamentos tanto materiais quanto éticos.

As mulheres continuam tendo muito pouca representação nas posições de cúpula e em conselhos em geral – os números mostram um aumento bastante lento ao longo da última década. Para alterar esse quadro, o princípio número 1 de empoderamento das mulheres incita os líderes empresariais a colocarem a igualdade de gênero no topo da lista de prioridades.

Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher – O Unifem é o fundo das Nações Unidas para as mulheres, e presta assistência financeira e técnica a programas inovadores e a estratégias que busquem fomentar o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero. Concentrando seus esforços na promoção dos direitos humanos da mulher, o Unifem foca a redução da pobreza feminina, o fim da violência contra a mulher, a reversão do alastramento do HIV e AIDS entre meninas e mulheres, e o alcance da igualdade de gênero na governança democrática em tempos de paz assim como de guerra.

Previous slide
Next slide