Previous slide
Next slide

Itaipu faz soltura de jaguatirica no Parque Nacional, nesta terça, 03

Previous slide
Next slide

Os profissionais do setor de Áreas Protegidas, da Itaipu Binacional, vão soltar uma jaguatirica (Leopardus pardalis), nesta terça-feira, 03, em uma região do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), de onde ela foi resgatada no final do ano passado. Também participam da atividade representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Projeto Onças do Iguaçu. O diretor de Coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, estará no Refúgio Biológico no início da atividade.

O encontro será às 14h no hospital veterinário do RBV, onde a jaguatirica está sob cuidados. Será realizado o último exame físico do animal e tranquilização para viagem com sedação, pesagem, identificação e acondicionamento do animal em caixa para o transporte até o local de soltura. Será possível fazer imagens dos exames, além de entrevistar os representantes da Itaipu, ICMBio e Onças do Iguaçu.

Em seguida, a partir das 14h40, um veículo do ICMBio vai levar o animal até a área da soltura, próximo a uma propriedade rural no município de Serranópolis, a cerca de 70 quilômetros de Foz do Iguaçu. Interessados em acompanhar a soltura poderão seguir o comboio. Na propriedade, será possível fazer entrevista com o produtor rural Roberto Guioto, que fez o resgate da jaguatirica, além de fazer imagens a soltura.

Mais informações

Em dezembro do ano passado, o produtor rural Roberto Guioto ouviu o barulho dos cachorros de sua propriedade latindo próximo à área do parque e percebeu que eles estavam atacando uma jaguatirica. Imediatamente, o produtor rural arrumou uma forma de acuar os cães e isolar a jaguatirica. Então, ele ligou para o Projeto Onças do Iguaçu que, por sua vez, acionou o ICMBio.

A jaguatirica chegou no dia 18 de dezembro ao RBV muito debilitada. Ela tinha levado várias mordidas, perdido muito sangue e estava anêmica. Após o tratamento pelos profissionais do RBV, o animal recebeu alta e poderá ser devolvido à natureza. O produtor rural e a família receberam cortesias de visitas a vários atrativos turísticos da Itaipu.

Previous slide
Next slide