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Itaipu troca veículos grandes e poluentes por modelos mais econômicos

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A Superintendência de Serviços Gerais (SG.AD) de Itaipu adotou uma nova política para a renovação da frota de veículos, alinhada às diretrizes do Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGD). A ideia é, sempre que possível, trocar veículos maiores e mais poluentes, como as grandes caminhonetes movidas a diesel, por modelos menores e com tecnologia flex.
 

Itaipu
Flávio Furini, SGST.AD: além de mais barato, economia com manutenções e combustível é evidente. 

“Antes, a gente trocava [os veículos] sempre por um modelo idêntico. Agora, vamos reavaliar cada caso para saber se realmente o veículo maior é mesmo necessário”, explicou o superintendente da SG.AD, Roberto Domingos Simonato. “Queremos maximizar o uso de veículos menores, desde que atendam às necessidades do usuário”, completou.

O processo de troca já começou. Na última semana, chegaram os três primeiros utilitários Fiat Strada, zero quilômetro, motor flex 1.4 e cabine simples. Nas próximas semanas deverão chegar outros 12 veículos do mesmo modelo.

De acordo com Simonato, os novos veículos serão encaminhados para diferentes áreas da empresa, atendendo ao cronograma de renovação da frota. Será uma espécie de rodízio: os pequenos utilitários vão substituir as caminhonetes S10, cabine dupla, também com motor flex; e as S10 serão remanejadas para o lugar de caminhonetes com motor 2.5, a diesel, que finalmente serão aposentadas e encaminhadas para leilão.

O superintendente explica que a nova estratégia traz uma série de vantagens. A começar pelo preço dos veículos: com o valor de uma caminhonete Mitsubishi nova, motor a diesel (cerca de R$ 74 mil), é possível comprar duas Fiat Strada (R$ 36 mil cada uma, considerando a garantia e revisões no período de três anos). Uma economia e tanto.

A redução de gasto com as manutenções e o combustível também é evidente. O supervisor de manutenção da frota da Itaipu, Flávio Furini, da Divisão de Transportes (SGST.AD), explica que os novos utilitários Fiat Strada gastam, em média, 30% menos combustíveis que as S10.

Sem contar o aspecto ambiental: se você troca o diesel pelo etanol, as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera despencam. A natureza agradece.

Números da frota
– Atualmente, a margem brasileira de Itaipu mantém 227 veículos na frota, considerando carros de passeio, caminhonetes grandes e médias, caminhões e veículos elétricos. Com os ônibus fretados, esse número sobe para 257. A idade média da frota é de cinco anos e o objetivo do setor é baixar esse número para três anos – o tempo de revisão dos veículos novos.

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